Vida Legal

Voltar

Mudanças simples na rotina podem deixar a pessoa mais ativa

Que tal caminhar um pouco mais em parte do trajeto ao trabalho? E trocar a escada rolante ou o elevador pela escada convencional?

08/05/2019 11:08:00

Quem mora em grandes cidades está acostumado a percorrer grandes distâncias. Entretanto, os pés trabalham pouco. Geralmente, as pessoas se locomovem através do carro, ônibus, trem, escada rolante. Muita distância, pouco movimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para sair do sedentarismo a gente precisa dar 10 mil passos por dia. Esses passos podem estar tanto dentro de uma atividade ou exercício físico.
A partir de 7.500 passos, a pessoa é considerada pouco ativa e já é possível colher frutos como: redução de ocorrência de problemas cardiovasculares e diabetes. Como é difícil sair do sedentarismo e chegar aos 10 mil passos de uma vez, essa meta mais baixa pode ser um início.

Sugestões simples nas rotinas diárias como trocar a escada rolante ou o elevador pela escada normal, durante o expediente levantar e caminhar um pouco a cada meia hora, caminhar parte do trajeto ao trabalho fazem toda a diferença e claro, mais passos dados.

Se mexer traz muitos benefícios:

Libera endorfina, que causa sensação de bem-estar
O indivíduo ganha mais consciência na alimentação, porque a endorfina ajuda a controlar as compulsões.
Melhora o sono
Ajuda no controle e prevenção de diabetes, hipertensão, depressão

O preparador físico Marcio Atalla tem três dicas para uma vida ativa:

Passe mais tempo em pé
Prefira as escadas
Acumule passos, ande mais


Fonte: G1
Edição: F.C.

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas