Tire suas dúvidas

Voltar

Entre em contato e tire suas dúvidas médicas - Esofagite

Pensando em esclarecer suas dúvidas sobre questões médicas, criamos a seção Tire suas dúvidas. Nela, todas as perguntas são respondidas por médicos qualificados.

12/06/2013 10:38:11

Pergunta:
Senti fortes dores abaixo dos seios acompanhadas de dores de cabeça por 2 semanas. Fiz endoscopia e fui diagnosticada com esofagite grau A de Los Angeles. Faço dieta acompanhada de medicação e as coisas parecem não se resolver. Por que não se fala em esofagite? Gastrite parece algo muito comum ouço o tempo todo. Esofagite é muito pior que gastrite? Traz mais consequências? Aumenta demais o risco de câncer? Gastrite me parece algo mais leve e estou muito preocupada com essa esofagite. 

Josiani Abreu 

Resposta:
Pois é, Josiani, a esofagite é uma prima pouco famosa da gastrite. Ela é agravada por todo alimento cujo nome começa pela letra C: chá, café, chocolate, condimento... Cigarro também agrava as esofagites. A principal causa da esofagite é o "refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago", que geralmente é controlado por medicamentos. Nos casos mais severos se apelará para técnicas cirúrgicas que corrigem a condição. As esofagites crônicas estão associadas a uma maior incidência do câncer de esôfago. 

Vai no Google e busca "esofagite". Você ficará bem informada. Mas não esqueça de procurar orientação de um gastroenterologista, que é o medico especializado no tratamento e no acompanhamento desta doença. 

Humana Saúde.  
Medplan

Edição: F.C.
12.06.2013

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

19 de fevereiro de 2015 Gleyce Rodrigues

Tinha queixas de refluxo mas finalmente fiz o exame de endoscopia e o medico detectou pólipos gástricos, e foi retirado para a biopsia, eu fiquei apavorada, ele disse que eu não me preocupasse que não era nada, mas como não se preocupar? agora tenho que esperar vinte dias até o resultado...
Como o médico pode saber que não é nada grave só olhando o pólipo?

Nossos Programas