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5 erros comuns de quem deseja perder peso

Confira as medidas que podem estar atrapalhando o seu emagrecimento!

25/07/2018 09:05:00 - Postado há 22 dias

O período de férias está acabando e você decidiu que, dessa vez, vai emagrecer de verdade! Matriculou na academia, começou uma dieta, tirou tudo o que podia da sua rotina alimentar e, na hora do “vamos ver” com a balança percebeu que, apesar de todos os seus esforços, não conseguiu perder nem de longe o peso que gostaria. Então vem a pergunta: "Como isso é possível? Será metabolismo lento?". Calma! Metabolismo nada tem a ver.

A maioria das pessoas adota condutas inadequadas na tentativa de perder peso. Para emagrecer de forma saudável é preciso garantir ao corpo a ingestão de todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, ao mesmo tempo que a ingesta calórica precisará reduzir. Veja os 5 erros mais comuns de quem busca a perda de peso e como corrigi-los.

1) Longo período entre as refeições

Comer menos não garante a perda de peso (lembre-se de que precisamos de equilíbrio!). Ao passar horas sem alimentação, a sensação de fome aumenta e o poder de saciedade reduz, favorecendo a ingesta excessiva de alimentos na refeição seguinte. Portanto, fracionar as refeições reduzindo o seu volume é a melhor estratégia! Entre as opções de lanches temos as frutas, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), batata doce, iogurte, ovos.

2) Consumir produtos light/diet

Não adianta trocar produtos ultraprocessados (salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados) pelas versões com menos açúcar ou com menos gordura. As versões diet e lights dos alimentos dão a falsa impressão de que são saudáveis e que podem ser consumidas sem medo. Porém, eles costumam ter diversos aditivos químicos que prejudicam a saúde. Portanto, é mais eficaz reduzir bastante o consumo deste tipo de alimento, em qualquer versão!

3)Não comer à noite

Muita gente acredita que basta não jantar e a perda de peso é certa! Mas não é bem assim. Como as demais refeições, o jantar também é importante. Esta refeição prepara o organismo para o período noturno, e deve ser equilibrada. Procure fazer uma refeição leve, dando preferência a alimentos de melhor digestão. São boas opções: saladas, omelete, peixes, carnes brancas, batata, macaxeira.

4) Beber pouca água

A boa hidratação é fundamental para saúde. A sensação de fome pode ser confundida com a sede. Além disso, se você cria o hábito de beber um copo de água antes das refeições, pode se sentar à mesa com o estômago mais cheio e reduzir a porção de alimentos ingerida.

5) Copiar dietas da internet ou da amiga

A internet está repleta de histórias fantásticas de perda de peso. Alguém emagreceu 15kg apenas cortando o refrigerante, já a sua melhor amiga conseguiu entrar no vestido dos sonhos tomando apenas sopa. Atenção! Cada organismo é diferente! Uma mesma estratégia nutricional pode ter resultados distintos. O melhor é buscar orientação profissional e definir a melhor estratégia para seu caso. Lembre-se, a melhor dieta é aquela feita para você!

Arianne Euclides de Sá Sousa Batista - Nutricionista Saber Viver

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