Receitas

Voltar

Salada de frango (ou a arte de reaproveitar sobras de frango assado)

Os restos de um frango assado, por exemplo, carregam incontáveis possibilidades, entre elas esta salada de frango com batatas e vegetais solitários que estavam dando sopa na geladeira.

18/10/2019 11:05:00

Sobras são um ótimo jeito de exercitar a criatividade na cozinha sem ter que partir do zero, aquela tela em branco. Não sabe o que fazer? Comece pelo que já está ali. Os restos de um frango assado, por exemplo, carregam incontáveis possibilidades, entre elas esta salada de frango com batatas (sim, as que acompanhavam o prato original) e vegetais solitários que estavam dando sopa na geladeira.

Podemos utilizar o que sobrou de um frango desta forma: as asas e uma coxa, separa e na geladeira, para simplesmente reaquecer no forno no jantar. O restante da carne, separa dos ossos: parte fica na geladeira, parte no congelador. Conga também a carcaça, pra depois fazer caldo.

A carne desfiada que ficou na geladeira vira salada para dois.

Ingredientes

1 cebola pequena
1 beterraba
1 cenoura
1 xícara de frango assado desfiado (ou quanto você quiser)
6 batatas assadas (que acompanhavam o frango)
1 punhado de salsinha
Azeite
Vinagre
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo

Descasque e corte a beterraba crua em palitos. Raspe a casca da cenoura e também a corte em palitos.

Cozinhe a beterraba e a cenoura em água fervente por 3 minutos ou o suficiente para amolecerem só um pouco. Transfira-as imediatamente para uma tigela com água e gelo para interromper o cozimento.

Corte a cebola em meias-luas fininhas.

Junte a cebola, a beterraba, a cenoura e as batatas em uma tigela e tempere-as com azeite, algumas gotas de vinagre, açúcar, sal e pimenta.

Aqueça as sobras de frango no forno. Na hora de servir, coloque-as na tigela com os vegetais. Junte também as folhas de salsinha.


Fonte: O Globo
Edição: F.C.

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas