Receitas

Voltar

Conserva de pimenta dedo-de-moça: confira as dicas e a receita

19/02/2019 12:57:00
Crédito: Shutterstock

A  pimenta é um ingrediente maravilhoso que pode dar mais sabor a qualquer tipo de receita! De vários tipos e picâncias diferentes, a versatilidade desse tempero é incrível. Se você fã mesmo de pimenta, vai adorar a receita que vamos te mostrar a seguir: conserva de pimenta dedo-de-moça! 

As conservas são ótimos jeitos de aumentar a validade dos alimentos e dar mais sabor a eles. Mas para prepará-las é preciso ficar atento às dicas. Confira essas etapas e deixe sua conserva de pimenta perfeita:

1) Sempre lembre de esterilizar os vidros e frascos que você vai usar para sua conserva. Eles precisam estar muito bem limpos e sem nenhum sinal de rachadura. As tampas devem ter um sistema de vedação e não estar enferrujada.

2) Tenha muito cuidado na hora de manipular a conserva de pimenta. Lembre-se de usar luvas, panos limpos e lacrar bem o pote para que não haja contaminação.

3) Sempre higienize as pimentas! Lave todas elas com água e sabão e depois deixe-as de molho em uma solução com 1 colher de água sanitária e 1 litro de água. Passados 20 minutos, escorra, enxague e seque as pimentas. Corte o cabo e decida se manterá as pimentas inteiras ou cortadas para a conserva!

4) Depois de tudo acomodado dentro dos recipientes, certifique-se de que está bem fechado. O mais importante é que o oxigênio não entre com facilidade, pois isso pode facilitar o aparecimento de fungos e bactérias.

5) Se depois de pronta e lacrada sua conserva começar a produzir pequenas bolhas, é sinal de que ela está ruim! Não consuma nesse caso e fique atento à aparência das pimentas. A conserva bem fechada costuma durar até 6 meses e depois de aberta 2 meses. Dica: para saber se a sua conserva de pimenta dedo-de-moça está pronta para consumo, veja se as pimentas estão começando a ir para o fundo do vidro!

Ingredientes da conserva de pimenta dedo-de-moça

250 g pimenta dedo-de-moça fatiada
2 cebolas em rodelas
6 dentes de alho grandes
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
orégano a gosto
2 copos de vinagre branco
1 copo de água
1 folha de louro (opcional)
1/2 copo de azeite (opcional)

Modo de preparo

Comece misturando a água, o vinagre, o açúcar, o sal e o orégano em uma panela.
Leve ao fogo e espere até começar a fervura.
Quando isso acontecer, coloque as pimentas previamente higienizadas, sem os cabos e fatiadas.
Junte o alho e a cebola.
Quando ferver novamente, desligue e deixe esfriar.
Despeje tudo em um vidro esterilizado e com vedação.
Adicione o azeite, o louro e qualquer outro temperinho de sua preferência.
Deixe curtir alguns dias e comece a usar.
Depois de aberto lembre-se de conservar na geladeira!

Fonte: Site MSN?
Edição: C.S. 

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas