Receitas

Voltar

6 ideias de receitas para aproveitar sobras de comida

O arroz de ontem (ou anteontem) se transforma em bolinhos, as carnes de churrasco viram arroz carreteiro e a banana madura incrementa uma deliciosa torta vegana.

23/07/2019 14:47:00

Em tempos de contenção de gastos, é importante incentivar a sua criatividade por meio de novas receitas e temperos. Além de servir como estratégia para evitar desperdícios, variar os preparos vai te ajudar a desenvolver os seus dotes culinários. Pensando nisso, separamos seis receitas com sobras de alimentos que podem inspirar novas criações.

1. "Batatalhoada"

Ensinamos como fazer uma batatalhoada, uma versão vegetariana da bacalhoada.
Ótima opção para agradar todos da família.

Ingredientes
5 batatas inglesas, com casca em rodelas
3 batatas doces, com casca em rodelas
2 pimentões vermelhos, em rodelas
2 cebolas, em rodelas
2 cabeças de alho, trituradas
½ xícara de azeite
5 folhas de algas nori
1 xícara de azeitonas
½ xícara de salsinha picada
Sal a gosto

Modo de preparo
Em uma assadeira coloque todos os ingredientes menos a salsinha e as azeitonas. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 180C. Asse por 30 minutos. Aumente o forno para 240C e deixe dourar. Retire do forno, finalize com salsinha e azeitonas.


2. Arroz carreteiro

Se sobrar carne do churrasco de domingo, uma boa pedida é preparar um arroz carreteiro. Esse prato típico do Sul é super saboroso e fácil de preparar

Ingredientes

30 g de bacon
150 g de aparas de churrasco (picanha, alcatra Angus, baby-beef, wangus)
10 g alho picado
15 g cebola picada
10 g manteiga
30 ml de molho de carne
200 g arroz pronto
20 g tomate picado
15 g salsinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Aqueça uma panela, coloque o bacon e deixe “suar” derreter a gordura junte o alho e a cebola até dourar. Acrescente a carne, depois o arroz ... coloque o molho de carne e mexa bem. Acrescente por último o tomate e a salsinha. Corrija o sal e a pimenta e pronto! Dica: gotas de limão siciliano e pimenta acrescentam muito ao prato.


3. Bolinhos de arroz integral

Sempre é bom inovar nos petiscos na hora de confraternizar com os amigos.

Ingredientes
300g de arroz cateto integral
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 talo de alho poró
5 tomates maduros
4 folhas de louro
1 maço de manjericão
1 colher chá de noz moscada
1 colher de chá de cominho
1 colher de sopa de chimichurri
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xíc de farinha de linhaça

Modo de preparo

Cozinhar o arroz em uma caçarola funda com os dentes de alho e as folhas de louro até que fique bem macio (aparência de “empapado”). Em seguida refogue as cebolas cortadas em cubos e o alho poró picado finamente em um fio de azeite até que fiquem bem dourados. Em seguida, acrescente os tomates processados (no modo pulsar, de forma a ter pedaços ainda), o chimichurri e o manjericão. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos em fogo médio e então acrescente o arroz. Mexa bem e acerte temperos com sal, pimenta do reino, noz moscada, cominho e azeite extra virgem. Em seguida, leve esse arroz a um processador e bata até que vire uma massa. Deixe esfriar na geladeira por 1 hora e então, usando as mãos, molde os bolinhos no formato desejado. Agora, empane-os na farinha de linhaça e leve-os ao forno pré-aquecido a 200° por 10 minutos (ou até que fiquem crocantes por fora). Servir com Ketchuprústico.

4. Arroz turbinado

A receita é ótima para quem quer praticidade ou deseja apenas dar uma variada no arroz do dia a dia. Mas caso você não tenha algum dos temperos ou ingredientes em casa, pode fazer algumas substituições! A ideia aqui é inspirar a criatividade e perceber que bastam alguns detalhes para que um prato comum fique ainda mais delicioso.

Ingredientes

1 xícara de arroz cateto integral
2 xícara de caldo de legumes caseiro
1 xícara de tomate cereja partido ao meio
1 cebola em cubos pequenos
3 dentes de alho em cubos pequenos
1/4 de xícara de amêndoas
1/2 maço de cebolinha
1/2 maço de tomilho
1 colher de sopa de cebola em pó
1 colher de sopa de páprica defumada
1 colher de chá de orégano seco
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
Folhas de louro, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o arroz no caldo legumes caseiro com umas folhas de louro e pitada de sal. Reserve. Em uma frigideira, refogue o alho, cebola e tomilho no azeite até dourar e então acrescente os tomates partidos ao meio e deixe por alguns minutos até murcharem um pouco mas sem perder a forma. Ajuste temperos com sal e pimenta do reino e então junte o arroz ao tomate e finalize com cebolinha picada. Para as amêndoas, disponha-as em um assadeira e tempere com cebola em pó, páprica defumada, orégano, sal e um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos. Quando saírem do forno, use-as para finalizar o arroz. Pode ser servido quente ou frio.


5. Bolinhos de frango com curry picante e chutney de manga caseiro

Mais um petisco para acompanhar um bom bate-papo! Rendimento: 6 porções com 8 unidades cada

Ingredientes

1 kg de peito de frango
50g de cebola finamente picada
5g de alho finamente picado
2 folhas de louro
30g de curry madras
15g de sal
8 g de pimenta do reino moída
150g de manteiga
140 ml de leite
60 ml de leite de coco
80 g de farinha de trigo
100 g de farinha panko
100 g de coco ralado
2 ovos
Óleo para fritura

Modo de preparo

Cozinhe o frango em água com as 2 folhas de louro, 5 g de sal e 20 g de curry. Deixe esfriar e desfie. Em uma panela que acomode bem os ingredientes, derreta a manteiga e refogue a cebola até que fique translúcida. Adicione o alho e o frango desfiado. Junte o restante do curry e a farinha de trigo e mexa até que comece a pegar no fundo da panela. Junte o leite de coco e o leite, mexendo sempre até obter uma pasta homogênea. Corrija o sal e adicione a pimenta do reino. Dependendo da potência do curry escolhido, deve-se corrigir também a picância. Deixe esfriar e faça bolinhas de 25 g cada. Misture a farinha Panko com o coco ralado e passe os bolinhos no ovo e no mix de farinha. Frite em imersão.

Para o chutney de manga

Ingredientes

1 manga tommy madura
1 pimenta dedo de moça picada
30 g de cebola picada
40 g de gengibre picado
10 g de coentro picado
150 ml de vinagre de vinho branco
30 ml de suco de laranja

Preparo

Junte em uma panela o vinagre, o gengibre, a pimenta e a cebola e deixe reduzir à metade. Junte a manga cortada em cubos e o suco de laranja. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo brando. Desligue o fogo e junte o coentro picado.

6. Torta de banana vegana

A versão vegan da torta de banana é tão deliciosa quanto a original.

Ingredientes para a massa
200 g de coco seco ralado
200 g gergelim
1 col de sopa de óleo de coco
100 g açúcar demerara
Uma pitada de sal
50 g de fécula de batata
50 g de farinha de arroz integral
Água necessária para formar a massa

Ingredientes para o recheio
400 g de banana madura cortada em rodelas
45 g de açúcar demerara
1 limão cravo de preferência
Alecrim a gosto

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes da massa e vá colocando a água aos poucos, uma colher de sobremesa por vez. Ela não tem que ficar molhada nem grudando na mão, então deve-se prestar muita atenção à quantidade de água. Coloque a massa em uma forma pequena de fundo falso e vá modelando. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 10 minutos ou até que a massa fique firme. Retire do forno e desenforme. Reserve.

Em um bowl misture a banana, o limão, o açúcar e o alecrim. Recheie a massa. Leve ao forno por mais 10 a 15 minutos. Retire do forno e deixe descansar por 2 minutos. Corte e sirva ainda quente.


Fonte: CasaVogue
Edição: F.C.

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas