Receitas

Voltar

3 receitas mais leves de doces

Tortinha de morango, brownie e panqueca. Todas em suas versões mais saudáveis.

05/02/2020 11:45:00

Na maioria das vezes as receitas clássicas das nossas sobremesas preferidas são cheias de ingredientes que não costumam fazer bem para o organismo. É o caso dos refinados açúcar e farinha de trigo. Pensando nisso, fomos atrás de três opções de preparos mais saudáveis, mas ainda assim deliciosos! Confira:

Panqueca de granola

Nada melhor do que uma panqueca no estilo americano para o café da manhã ou brunch! A aveia, no lugar da farinha branca, fornece a energia que a gente precisa para encarar o dia e ainda contém fibras, que promovem a saciedade e ajudam a regular o funcionamento do intestino.

Ingredientes:
3 colheres de sopa de aveia em flocos finos;
3 colheres de sopa de granola sem açúcar;
2 colheres de sopa de farinha de aveia;
1 banana prata bem madura;
1/2 colher de chá de fermento químico em pó;
5 colheres de sopa de leite;
2 ovos (inteiros);
1 colher de sobremesa de açúcar demerara;
Canela (a gosto).

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture ovos, leite, aveia em flocos finos, farinha de aveia, metade da granola, canela, açúcar demerara e fermento químico até a massa obter uma consistência homogênea. Depois, amasse a banana com um garfo e junte à mistura. Reserve. Em uma frigideira pequena, adicione uma concha da massa, deixe fritar com uma tampa até as bordas ficarem douradas, vire e frite por mais alguns segundos. Sirva com o restante da granola e frutas de sua preferência.

Brownie de chocolate low carb
Essa é para as amantes de chocolate. A versão low carb do brownie é uma ótima opção para quem segue a dieta cetogênica, já que não contém farinha de trigo. .

Ingredientes:

2 ovos;??
1 xícara de chocolate amargo derretido;?
1/4 de xícara de leite vegetal;
3 colheres de sopa de óleo de coco;
3/4 de xícara de adoçante (eritritol, stévia ou taumatina);
1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar;
2 xícaras de farinha de amêndoas (ou outra farinha de oleaginosas);
1/2 xícara de chocolate amargo picado (ou em gotas);
Canela a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque ovos, chocolate amargo derretido, leite vegetal, óleo, cacau e adoçante. Mexa até obter uma massa de consistência homogênea. Acrescente aos poucos a farinha de amêndoas e misture devagar até incorporar. Adicione o chocolate picado e mexa novamente. Despeje tudo em uma forma untada e asse no forno em temperatura média (170 a 180°C) de 25 a 30 minutos. Retire e deixe esfriar. Se preferir, coloque chocolate amargo por cima como cobertura.

Tarteletes de morango low carb
Agora, se você procura um petisco para servir em um jantar ou tarde com os amigos, vale apostar nos tarteletes. Eles são low carb, deliciosos e sem açúcar!

Ingredientes para o creme patisserie:

1 xícara de Adoçã;
1 xícara de água;
2 caixas de creme de leite ou 400g de creme de leite fresco;
1 colher de café de extrato de baunilha;
2 a 3 ovos batidos até dobrarem de volume.
Modo de preparo do creme patisserie:

Coloque a água, o Adoçã (açúcar de maçã) e a baunilha em uma panela em fogo alto e misture até dissolver o Adoçã. Deixe ferver e, antes de começar a dourar, acrescente o creme de leite (dica: para saber o ponto ideal, passe uma espátula na mistura rapidamente. Se for possível ver o fundo da panela, está pronto). Mexa até incorporar completamente e engrossar.

Em uma tigela, coloque os ovos batidos e aos poucos adicione o conteúdo da panela. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador. O resultado é um creme delicioso que pode ser usado em muitas receitas.

Ingredientes para a calda de morango:

250 gramas de morangos frescos ou congelados;
100 gramas de Adoçã;
1 xícara de água.
Modo de preparo da calda de morango:

Coloque o Adoçã e a água em uma panela e misture até dissolver. Deixe ferver. Coloque os morangos inteiros ou fatiados. Deixe em fogo baixo até engrossar.

Ingredientes para a massa:

3/4 de xícara de farinha de amêndoas ou castanhas de caju;
1/2 xícara de farelo de aveia sem glúten;
1 xícara de farinha de pipoca;
70 gramas de manteiga derretida;
15 a 20 gramas de Adoçã;
1 ovo levemente batido;
1 colher de café de extrato de baunilha;
1 pitada de canela.
Modo de preparo da massa:

Misture tudo até virar uma massa modelável. Forre forminhas com uma camada fina da mesma e leve ao forno, em fogo médio para baixo (170?C), até dourar.

Montagem:

Primeiro, prepare o creme e a calda e deixe na geladeira. Depois, asse as bases. Quando esfriar, é só montar!

Fonte: Boa Forma
Edição: F.C.

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas