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Saúde sobre duas rodas: veja 7 bons motivos para você andar de bike

O que um dia foi brincadeira de criança, pode ser a salvação do sedentarismo.

27/02/2020 10:37:00
Imagem: iStock

 

Com certeza você conhece alguém que tem uma bicicleta parada, enferrujada, com os pneus murchos, seja por medo, seja por falta de tempo, seja por preguiça, muitas bicicletas se tornaram mais um "móvel" ocupando espaço em casa.

Mas saiba que você pode transformar sua saúde e otimizar o seu tempo usando a sua bicicleta como meio de transporte. Veja sete benefícios do uso das duas rodas.

1 – Promove a melhora da saúde:?? seja em um passeio, seja como forma de locomoção, seja em um treino de alta intensidade, pedalar tem benefícios semelhantes aos da corrida ou caminhada. Realize a atividade de duas a três vezes por semana por cerca de 40 minutos e você já pode dar adeus o sedentarismo. ?

2 – Fortalecimento das pernas: além de ser um exercício aeróbico, andar de bike pode ser um exercício de resistência muscular. Pedalar trabalha os grandes músculos das pernas e também tem a função de estimular a contração do abdômen, para que você tenha uma boa postura no pedal. Portanto, promove o fortalecimento das pernas e também a melhora do condicionamento físico. ?

3 – Meio de transporte: no caos dos grandes centros, algumas mudanças culturais estão fazendo com que as bicicletas não sejam mais vistas apenas como um instrumento de lazer, mas também como um agente de facilitação de trânsito –em vez de perder tempo, você perde calorias.

4 – Melhor desempenho cardíaco: pedalar eleva os batimentos cardíacos, o que faz com que o coração se fortaleça e fique cada vez mais condicionado para suportar cada vez mais atividades intensas, mesmo que seja num passeio.

5 – Baixo impacto: durante a corrida ou caminhada, todo peso do corpo é transferido sobre as pernas, o que em alguns casos força de forma excessiva os membros inferiores e suas articulações. Porém, sentado no banco de uma bicicleta, você conseguirá distribuir melhor seu peso e assim praticar um exercício aeróbio ou cardiovascular sem que sobrecarregar nas articulações, ou seja, sem sentir dores no joelho, quadril, e tornozelos.

6 – Investimento baixo: hoje você tem acesso a bicicletas boas por um preço ok, ou até mesmo pode alugar. Ou seja, você consegue passear, se exercitar e se locomover por um preço muito mais baixo e elevando muito mais a sua saúde, sem perder tempo.

7 – Sensação de liberdade: quantas vezes você já se encontrou preso no trânsito, viu uma bicicleta passando por você e pensou: "como eu queria estar naquela bicicleta"? Em cima de uma bike você consegue observar tudo de um outro patamar, outra perspectiva, fugindo de todo o estresse e aproveitando a sua cidade de outra forma.

E ao pedalar, lembre-se: um cuidado muito importante, que não pode ser negligenciado é o uso do capacete, item indispensável de segurança!

Fonte: UOL
Edição: C.S.

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