Notícias

Voltar

Humana Clinic conta com atendimento psicológico para crianças, adultos e idosos 

O espaço tem uma equipe de profissionais capacitados e estrutura exclusiva para clientes.

02/01/2019 08:16:00 - Postado há 14 dias
Atendimento de crianças é feito também no espaço

O espaço Humana Clinic conta com um atendimento exclusivo em psicologia para clientes do plano Humana Saúde. A equipe é formada por profissionais pós-graduados, que trabalham com as terapias Cognitivo Comportamental (TCC) e Gestalt, ambas focadas na resolutividade dos problemas psicológicos a partir do presente. O atendimento é voltado para crianças, adultos e idosos.

De acordo com o psicólogo Kaio Rodrigues, que trabalha com a TCC, o primeiro contato com o paciente serve para conhecer um pouco das suas expectativas e os motivos que o levaram a procurar apoio psicológico.

“Procuro saber o que trouxe o paciente ao consultório, se ele veio por algum encaminhamento psiquiátrico ou de algum outro médico ou se ele veio de forma independente. Depois procuro saber qual é a sua principal queixa e a partir daí vamos construindo estratégias para que ele possa lidar com os comportamentos que estão atrapalhando a sua vida”, explica.

image
O psicólogo Kaio Rodrigues destaca importância da conscientização no processo terapêutico

O terapeuta frisa ainda que a TCC foca na conscientização dos pensamentos automáticos, fundamental, segundo ele, para modificar comportamentos disfuncionais. "Perceber os pensamentos repetitivos faz parte da nossa abordagem psicológica, assim como identificar se eles são ou não reais, se são um erro cognitivo de percepção ou de entendimento. Conseguir fazer isso é um passo importante na conscientização sobre determinado problema", afirma Kaio.

image  
A psicóloga Renata Bandeira frisou o desenvolvimento de estratégias para enfrentar problemas      

Para a psicóloga Renata Bandeira, o trabalho com o presente e não com o passado é um diferencial da TCC. “Meu trabalho é basicamente dentro da Terapia Cognitivo Comportamental que é uma abordagem em que se trabalha o comportamento recente do paciente. Esmiuçamos o pensamento que envolve todo um conjunto de comportamentos disfuncionais, que trazem sofrimento e que dificultam o andamento da vida do paciente”, conta.

Segundo ela, o atendimento voltado para crianças é mais diferenciado e acontece ouvindo os pais e interagindo ludicamente com as crianças no consultório. Ela afirma que a ansiedade vem crescendo também junto nessa faixa etária. "Recebo muitas crianças com sintomas de ansiedade e a forma de trabalhar é diferente dos adultos", explica a psicóloga.  

Outro ponto de destaque no processo terapêutico é o fortalecimento da capacidade de decisão do cliente. “Nossa proposta é que, ao longo da terapia, o paciente crie mecanismos para trabalhar seus problemas porque o objetivo final do tratamento é que o paciente seja autônomo e desenvolva estratégias para resolver seus próprios problemas e conduza melhor o enfrentamento dos desafios que surgirem", pontua Renata.

Estresse, depressão e ansiedade 

De acordo com os profissionais do Humana Clinic, as queixas mais frequentes em consultório estão relacionadas com a depressão e a ansiedade. Mas a falta de habilidade para lidar o estresse também mereceu destaque. 

"A maior queixa que eu recebo é por causa do estresse. As pessoas não estão sabendo lidar com o estresse e isso acaba se refletindo e se transformando em transtornos como a depressão e a ansiedade. Geralmente o estresse é provocado por dificuldades no campo afetivo, familiar e do trabalho. O interessante é que a cobrança é mais interna do que externa. Os pacientes se cobram muito em comparação ao meio e esse é um dos pontos que trabalhamos durante a terapia", disse Renata.

Kaio lembra, porém, que ansiedade, tristeza e frustração fazem parte da vida. Ele afirma que o importante é não permitir que elas virem patologias. “A ansiedade é necessária na vida das pessoas, ela faz parte do processo adaptativo, ela nos prepara para reagir às situações. O que não pode acontecer é que ela vire uma patologia, que resulte na perda de sono e em vários outros sintomas que podem levar a um transtorno de pânico ou outro problema psicológico", pondera o terapeuta.     

Gestalt 

A Gestalt é uma abordagem terapêutica que trabalha os problemas de ordem psicológica levando em consideração a totalidade do indivíduo. Ela é uma terapia humanista e integrativa que procura revelar os padrões repetitivos na vida do paciente e ajudá-lo a encontrar os recursos internos para o enfrentamento dessas dificuldades.

image
A gestalt-terapeuta Ana Raquel ressaltou postura ativa do cliente durante o tratamento 

"O objetivo da Gestalt é revelar como esses padrões estão afetando a vida da pessoa. O gestalt-terapeuta vai dar apoio para que ela encontre maneiras novas e mais criativas de passar pela crise que está enfrentando", explica a psicóloga Ana Raquel.

De acordo com a terapeuta, a metodologia da Gestalt inclui uma atitude ativa por parte do paciente. "O processo de psicoterapia é ativo, ou seja, ele exige que o próprio cliente invista energia e se dedique ao tratamento. Ele não vai entrar no consultório e sair com um remédio ou uma solução definitiva para os seus problemas. Ele entra para descobrir como se comporta diante do mundo, qual a sua parcela de responsabilidade sobre a própria situação que está enfrentando e, para buscarmos, juntos, novas maneiras de vivenciar e de confrontar suas dificuldades", pontua a psicóloga. 

Humana Clinic

O atendimento em psicologia no espaço Humana Clinic pode acontecer por meio de encaminhamento médico ou por iniciativa do próprio cliente. Crianças a partir de 3 anos, adultos e idosos podem ter acesso ao serviço. Para mais informações sobre horário, sessões, entre outros, ligue para (86) 3221-3842 ou faça uma visita na sede da Humana Saúde que fica localizada na avenida Frei Serafim, 2155. 

C.S. 

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas