Notícias

Voltar

Como higienizar os brinquedos para evitar transmissão de doenças?

Limpeza varia de acordo com material e pode impedir contágio por vírus, bactérias e fungos.

27/03/2020 13:26:00
Imagem: iStock

Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que a população permaneça em casa pelos próximos dias por causa da pandemia do novo coronavírus, é comum que alguns pais recorram aos brinquedos para entreter as crianças durante essa nova rotina.

Resíduos contaminantes têm variações de tempo de vida em determinadas superfícies. Dependendo do material utilizado para a fabricação de bolas, bonecas, jogos de montar e outros, é preciso utilizar produtos específicos.

Alguns podem ser higienizados somente com água e sabão. Outros devem ser limpos com álcool 70% e até mesmo passar por secagem, como o caso de pelúcias e aqueles feitos de pano.

Como higienizar cada brinquedo?

Para garantir a saúde dos pequenos, fique atento nas dicas de higienização para cada material. As informações foram encaminhadas pela Sunny Brinquedos. Confira:

Brinquedos de borracha ou plástico: São os mais fáceis de se higienizar. Faça a limpeza com água e sabão e finalize com um pano com álcool para secar. Para os que são utilizados na hora do banho, procure retirar toda a água do interior do brinquedo.

Brinquedos de metal: Use um pano umedecido com álcool 70%. Uma opção caso o brinquedo não seja de ferro, é usar uma esponja não abrasiva com um pouco de detergente ou sabão neutro e água.

Brinquedos de tecido ou pelúcia: A maioria dos bonecos de pelúcia, algodão, nylon e outros materiais podem ser lavados na máquina, com o mesmo sabão utilizado na lavagem das roupas. É fundamental que os brinquedos estejam 100% secos antes de serem guardados.

Brinquedos de madeira: Por absorver água com muita facilidade, podendo ocasionar em manchas futuras, o recomendado é que sejam limpos com espanador, pano seco ou levemente umedecido.

Higiene de objetos, superfícies e mãos

Para frear o contágio com o coronavírus é preciso também ter cuidado e seguir as orientações da OMS para higiene dos objetos e superfícies de uso comum e com a higiene pessoal. Confira as dicas:

1.Objetos e superfícies

Limpe diariamente objetos de contato frequente, como maçanetas, torneiras, teclados e telefones. A infecção pode ocorrer após contato com superfícies contaminadas;

2. Como higienizar

Para superfícies e objetos, use álcool 70% e papel ou pano, ou uma solução com desinfetante; pratos e talheres devem ser lavados, preferencialmente, com água quente e sabão;

3. Embalagens

Materiais como papelão e plástico podem portar o vírus por um a três dias; após manipular, a recomendação é sempre lavar as mãos;

4. Mãos no rosto

Evite levar as mãos ao rosto sem antes ter lavado; olhos, nariz e boca são especialmente sensíveis.

Fonte: Estadão
Edição: C.S. 

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas