Notícias

Voltar

Como diferenciar dengue, chikungunya e zika?

Alguns sintomas como dores no corpo e febre são muito semelhantes entre pacientes diagnosticados com as três doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti.

30/11/2015 08:48:00

Segundo o infectologista e presidente da recém-criada Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, Artur Timerman, alguns sintomas como dores no corpo e febre, pertinentes à dengue, são muito semelhantes entre pacientes diagnosticados com as três doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti. No entanto, a chikungunya, em boa parte dos casos, apresenta fortes dores em articulações principalmente dos pés e das mãos, além de uma febre repentina acima dos 39ºC. A febre causada pelo vírus Zika em geral dura menos tempo e pode ser acompanhada por uma alergia intensa, que provoca manchas vermelhas na pele. Apesar dessas características, a distinção entre as três viroses só pode ser feita por meio da sorologia - pesquisa de anticorpos que o organismo já produziu ao ser infectado. Ainda não estão disponibilizados testes rápidos que detectem a chikungunya ou zika.

Fonte: Folha de São Paulo

Edição: G.C

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas