Notícias

Voltar

Amamentação reduz chances de obesidade e previne câncer de mama, afirma nutricionista

A especialista em nutrição da Humana Saúde destaca vantagens de amamentar bebê até os seis meses.

07/08/2019 18:19:00 - Postado há 15 dias
A nutricionista Juliana Maranhão destaca benefícios do aleitamento materno.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece entre os dias 1º a 7 de agosto, tem como objetivo conscientizar pais e familiares da importância de amamentar o bebê até o sexto mês de vida. A Semana acontece dentro do “Agosto Dourado”, dedicado à promoção de ações de valorização da amamentação. 

De acordo com a nutricionista do programa Saber Viver da Humana Saúde, Juliana Maranhão, amamentar traz vários benefícios, entre eles, reduz as chances de obesidade e sobrepeso na infância e adolescência, além de prevenir diversas doenças como alergias e infecções respiratórias.

“O leito materno tem todos os nutrientes necessários para a saúde do bebê até o sexto mês de vida, isso de forma exclusiva, sem a introdução de outro alimento. Além disso, a amamentação propicia um menor risco das crianças se tornarem obesas ou com sobrepeso, previne alergias, anemias e outras doenças”, destacou.

A especialista também ressalta que o aleitamento é um grande aliado contra o câncer de mama. “Mulheres que amamentam têm menor predisposição para ter câncer de mama, isso é comprovado por estudos. E o contato da mãe com o bebê durante a amamentação ajuda ainda a prevenir a depressão pós-parto”, diz Juliana Maranhão.  

Outro ponto positivo da campanha pelo aleitamento materno é o envolvimento da família. Segundo a nutricionista, é necessário dividir com os familiares, as alegrias e dificuldades desse momento. “Amamentar é muito importante, mas precisamos retirar da mãe o peso desse processo”, frisou.

Atenta à questão da amamentação e da necessidade de orientação às gestantes, a Humana Saúde promoveu em junho o Gestar Bem do Programa Saber Viver, que trouxe palestras e oficinas com o objetivo de tirar as dúvidas das futuras mamães.

De acordo com Juliana Maranhão, uma segunda edição do Gestar Bem está garantida. “Estamos elaborando um conjunto de palestras com temas que tragam mais informação para as gestantes. A questão do aleitamento materno não pode faltar”, finalizou.

Catarina Santiago 

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas