Doses de Cultura

Voltar

Dica de filme: Lazzaro Felice

Longa escrito e dirigido por Alice Rohrwacher nos faz mergulhar no cinema italiano literalmente puro.

12/12/2018 15:48:00

Lazzaro é um jovem simples, trabalhador e sempre pronto a sacrificar-se pelos outros. A sua inocência e doçura faz dele uma presa fácil para aproveitadores – seja algum familiar, seja Tancredi, um jovem nobre de intenções duvidosas, ou a terrível Marquesa Alfonsina de Luna, proprietária das terras onde ele vive com a família e que mantém os seus trabalhadores presos a rituais medievais, de forma a isolá-los do progresso. Quando Tancredi convence Lázaro a ajudá-lo fingir o seu próprio rapto, ele não imagina o quanto isso vai mudar a sua vida.

O filme escrito e dirigido por Alice Rohrwacher nos faz mergulhar no cinema italiano literalmente puro, por tempos e referências sutis e emocionantes. A captação em Super 16 traz um granulado que não se vê mais há algum tempo e a captação do áudio nos envolve com a natureza ambiente e dos barulhos dos personagens.

O filme se divide em duas partes, descortinando um universo fantástico e ao mesmo tempo revelando uma realidade atual e constante pelo mundo como a exploração, a miséria, a avareza, a religiosidade, as intrigas familiares e por que não, o amor. Misture fábula, realismo histórico e crônica social e chegamos à magia da cineasta que tem no currículo recente o filme As Maravilhas (2014), com Monica Bellucci. A trilha é bem clássica e linda por sinal, combinando com cenas que nos remetem ao tradicional cinema italiano pastoril e totalmente adaptado às cenas urbanas.

“Lazzaro é uma possibilidade de viver nesse mundo”, diz Rohrwacher. “Não sabemos nada sobre ele, mas o vemos como a personificação da inocência. E isso nos lembra de que ela é uma possibilidade.”

Destaco três cenas que me encantaram: do casal entre as folhas na plantação de tabaco, o som "acompanhando" Lazzaro e a família para fora da igreja da qual foram expulsos e a encenação teatral de Tancredi, já velho, retratando a lua com uma frigideira. Você vai entender quando assistir.

image

Lazzaro Felice
Itália, França, Suíça, Alemanha, 2018.
Direção e roteiro: Alice Rohrwacher.
Elenco: Adriano Tardiolo, Luca Chikovani, Alba Rohrwacher, Tommaso Ragno, Sergi López e Nicoletta Braschi.
12 anos.
Disponível na Netflix

 

F.C.

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

19 de dezembro de 2018 Jorel Kulik Camargo

Excelente!

Nossos Programas