Doses de Cultura

Voltar

Conheça J. Batista, um talento piauiense que está conquistando o mundo

O pintor, que tem trabalhos expostos na Alemanha na Itália, reside em Pedro II e fala um pouco de arte para o portal Medplan.

10/11/2010 16:26:00
João Batista Bezerra da Cruz é um artista piauiense reconhecido internacionalmente por suas pinturas em telas que retratam a vida cotidiana do nordestino. Utilizando cores fortes, J. Barbosa aborda temas religiosos, sociológicos e familiares ao mesmo tempo em que dialoga com a natureza e a rica biodiversidade que serve de cenário para seus retratos.

Além das telas que são seu carro-chefe, o artista também trabalha como ilustrador, projetista e gravurista. Seu talento já lhe rendeu seis viagens ao exterior, iniciadas a convite de jovens italianos icentivadores da arte latina para participar de mostras individuais e coletivas de seus trabalhos, além de oficinas de arte. Segundo ele, 80% de toda a sua produção encontra-se na Itália, país que incentiva de forma extraordinária a produção artística latino-americana.

J. Barbosa trabalha em seu ateliê em Pedro II
J. Barbosa trabalha em seu ateliê em Pedro II

J. Batista iniciou sua carreira artística ainda nos anos 80, trabalhando como cartunista para o tradicional Jornal O Dia. Foi nesta época em que conheceu grandes nomes das artes plásticas do Piauí, como Dora Parentes, Nonato Oliveira e Mestre Dezinho.

Após a saída de Teresina e alguns anos morando no Rio de Janeiro, onde descobriu a paixão pela pintura; o artista autodidata escolheu o município de Pedro II para ser a sua residência e o seu local de trabalho. ?Pedro II é um lugar muito tranqüilo e inspirador. Por isso decidi montar o meu ateliê lá?, explica.

Na opinião da professora de literatura anglo-americana da UFPI e amante declarada da boa arte, Sarah Mourão Benício, J. Batista é um artista curioso e capaz de apreender a realidade com sua alma poética. ?Ele não freqüentou escolas de arte, e sua obra é livre como a poética do cotidiano e sua obra atual carrega a limpeza, a clareza e a linguagem sintética que vem com a maturidade e a firmeza do traço?, descreve.

O artista já está com mais uma viagem agendada para 2011. Desta vez, para a cidade de Colônia, na Alemanha.

Amanda Neco
10/11/2010

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nossos Programas