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Quero fazer dieta? Por onde começo?

A nutricionista do Saber Viver, Dra. Arianne Euclides de Sá Sousa, mostra o caminho pra você

28/10/2016 10:25:00

- O primeiro passo é reduzir a ingestão de alimentos ricos em “calorias vazias”, ou seja, de baixo valor nutricional. São eles: doces, refrigerantes, salgados diversos, condimentos, embutidos, sucos artificiais, bebida alcóolica, entre outros.

- Feito isso, vamos introduzir alimentos fontes de vitaminas e minerais, como frutas, verduras, legumes, folhas verdes escuras. Eles fornecem antioxidantes que favorecem a nossa saúde!

- As oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim) também são ótimas fontes de antioxidantes. E mais, são fontes de gorduras boas, que auxiliam na melhora do perfil lipídico!

- Procure adicionar linhaça ou chia em preparações como o beiju ou cuscuz, pois assim agregamos mais nutrientes e ainda diminuímos o índice glicêmico destas preparações.

- Reduza o consumo de sal. O sódio é importante para o bom funcionamento do nosso corpo, porém o excesso pode interferir na pressão sanguínea, promover retenção líquida e outros agravos. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor!

- Mastigue lentamente os alimentos, assim você consegue saciar-se mais rapidamente, e a boa mastigação facilita o processo digestivo. Aprecie a sua refeição!

- Evite comer bebendo! Lembre-se que os líquidos durante as refeições podem interferir na digestão. Se beber, consumir até 1 copo americano (200ml) de líquido.

- Dê preferência a preparações cozidas, assadas no forno ou grelhadas, assim tornamos desnecessária a adição de óleos e/ou gorduras ruins.

- Quando necessitar de óleo para cozinhar, opte por azeite de oliva, óleo de coco, girassol, milho, manteiga ou banha de porco. Mas atente-se a quantidade! Nada de exageros!

- Atenção ao consumo de água! 60-80% do nosso corpo é constituído por este precioso líquido. A recomendação de água varia entre 25-35 ml/kg de peso. Calcule a sua! Divida o volume de água por horas do seu dia, assim controlamos de maneira mais fácil a nossa ingestão!

- Por fim, é importante buscar auxílio de um profissional nutricionista. Ele planejará junto com você uma alimentação que atenda às suas necessidades, rotina e hábitos de vida.

Nutrição é vida, alimentação é saúde!

Arianne Euclides de Sá Sousa

Nutricionista “Saber Viver”

CRN-PI 12945

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