Quais os planos de 2016 se tornaram planos para 2017?

Você tem o hábito de deixar tudo para depois? Isso pode ser Procrastinação, fique atento!

Publicado em: 22 de Dezembro de 2016
Tamanho da letra:
A
A
Link permanente:
   

Procrastinar significa adiar alguma ação útil ou importante que você poderia fazer agora. Algumas pessoas adiam decisões e ações por dias, meses, anos, e até mesmo por uma vida inteira, gerando insatisfação, ansiedade e outras consequências. (Lima, André, 2011).  

Há quantos anos as promessas de ano novo são repetidas? O que você tem deixado para fazer depois e nunca conseguiu realizar? Esses questionamentos se fazem necessário para que você possa perceber em qual ponto pode estar falhando, olhar para você e perceber quais atitudes tem te levado a procrastinar seus sonhos. 

Nessa busca por respostas, às vezes, você se depara com os obstáculos que você mesmo cria como: “Sou muito velha para isso”,“ Não tenho capacidade para realizar”, “Quando eu emagrecer eu faço”.  Assim os anos vão passando e os sonhos vão sendo colocados na caixa do amanhã, “Amanhã quando eu estiver melhor eu faço”, e esse amanhã nunca chega e assim a cada novo ano que se inicia os velhos sonhos, planos e desejos se tornam novos. 

Para evitar o ciclo de procrastinação você pode: 

- Encontrar algo que te motiva a trilhar o caminho desejado, ou seja, definir quais são as pequenas mudanças que você pode fazer para alcançar aquilo que você realmente quer realizar; 

- Questione-se por qual razão é importante para você alcançar aquela meta; 

- Tente reconhecer o que não te permite sair da sua zona de conforto, o que dificulta sua disciplina ao longo do processo;

- Tenha foco, tenha sempre em mente aonde você quer chegar; 

- Pense nas recompensas que terá no final quando realizar o que você se propôs; 

- Encontre e mantenha sua força de vontade;

- Tire um tempo para estar em contato com você mesmo;

- Tenha DISCIPLINA, essa é uma das habilidades fundamentais para conseguir alcançar seus objetivos. 

Se mesmo assim você não conseguir sair do ciclo da procrastinação procure ajuda profissional, alguém capacitado que possa auxilia-lo nesse processo de mudança. 

“NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE, ACREDITE VOCÊ PODE”. 

Giovanna Costa- Psicóloga 

Programa Saber Viver

Edição: A.N.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário



Seu comentário *