Pediatra dá orientações sobre gripe em crianças

Muito comum no início do ano, a doença costuma tirar o sono de pais e crianças. A pediatra Lorena Mesquita dá orientações aos pais sobre como enfrentar o problema.

Tamanho da letra:
A
A
Link permanente:
   
Todo início de ano, época na qual a oscilação de temperatura é presente no dia-a-dia do teresinense, a gripe torna-se quase uma epidemia na população. Com as crianças, acontece a mesma coisa, com o agravante de que elas são mais vulneráveis a este tipo de infecção.

Uma gripe, que é uma pequena infecção viral respiratória, pode tirar o sono da criança e também dos pais. Por isso, estes devem ficar sempre alertas sobre os sintomas desta incômoda doença que afasta a criança de suas atividades corriqueiras.

Segundo a pediatra Lorena Mesquita, além da temperatura, outro fator determinante para contaminação é a proximidade de outras pessoas gripadas. ?Com crianças em idade escolar, o vírus da gripe se espalha mais rapidamente, pois elas convivem em grupos nas escolas ou creches por onde o vírus circula de maneira contínua?, explica.

A doença provoca coriza, obstrução nasal, tosse com secreção e febre, costumando durar cerca de uma semana. Quando a febre começa, é recomendado que os pais utilizem anti-térmicos. ?Assim que a criança apresentar febre, os pais já podem administrar anti-térmicos para controlar a temperatura e assim poder cuidar dos outros sintomas?, afirma a pediatra.

Tratamento

A principal medida para dar adeus à gripe o mais rápido possível é o consumo de líquidos. ?Os pais devem dar bastante água e sucos para a criança gripada. Quando criança tem acima de dois anos, ela pode tomar mel acrescido de própolis?, orienta.

Outro aspecto importante do tratamento, segundo a pediatra, é a alimentação correta da criança. ?Além de muito líquido, a criança precisa manter uma alimentação leve, composta por frutas, legumes, sopas e caldos. Também é importante evitar guloseimas durante a recuperação?, esclarece.

A.N.
14/03/2011

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Seu comentário *