Prontomed Infantil

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 28/12/2005

Saiba como controlar a manipulação e chantagem infantil

A agressividade, a desobediência e a manipulação são comportamentos que devem ser controlados, nunca reprimidos. Fazem parte do dia-a-dia das crianças e podem até serem necessários na vida adulta. As seguintes medidas poderão ser úteis no controle das manipulações, quando estas forem exageradas:

1. Firmeza e unidade de pensamento dos pais. O que um pai disser deve ser aceito pelo outro; as divergências devem ser discutidas em particular.

2. Chantagens não devem ser aceitas e nem utilizadas pelos pais. O suborno nunca pode ser usado para conseguir qualquer modificação do comportamento.

3. Deixar bem claro o tipo de comportamento que você espera do seu filho e, respeitando sua idade, apresentar as opções que ele poderá escolher e as conseqüências positivas (recompensas) e negativas (punições que poderão advir de sua escolha)

4. Deixar claro também que a toda opção corresponde uma conseqüência e que a responsabilidade pela tomada de decisão, seja ela boa ou má, será sempre dele.

5. Ao sentir-se manipulado, evite gritar, berrar, xingar e, muito menos, bater. Aprenda a conversar e, quando tiver que utilizar qualquer punição, explique à criança as razões que fizeram com que ela a merecesse.

6. Não pergunte à criança, principalmente àquelas que têm entre um e cinco anos de idade: “Você quer fazer isso?”. Mesmo que ela queira, poderá responder-lhe não. Diga, por exemplo: “Está na hora do banho”.

7. Participe das atividades de seu filho e sempre que se mostrar disposto a cooperar ou tenha um comportamento que você considere positivo, elogie-o.

Texto enviado por *Dra. Ana Maria Fontenele, baseado nos livros do Dr. Antônio Márcio Lisboa “Dicas de um pediatra experiente” (terceiro desta série).

*Pediatra Alergologista e médica do corpo clínico do Prontomed Infantil


 


[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio