Prontomed Infantil

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 04/01/2008

O que fazer em caso de picadas

Engana-se quem pensa que acidentes com animais peçonhentos – cobras, escorpiões, aranhas – são problemas exclusivos da área rural. “Acidentes com cobras são mais comuns no campo, mas escorpiões e aranhas acontecem em qualquer lugar, até dentro de casa”, afirma o médico Francisco Siqueira França, chefe do Hospital Vital Brazil do Instituto Butantan, de São Paulo.

Entre os locais que apresentam este risco estão aqueles com madeira empilhada, pedras, telhas, lixo espalhado, parte de trás dos armários e buracos. Além disso, a época de calor e chuvas é a mais propícia para a ocorrência dos acidentes.

De acordo com o Instituto Butantan, os meses de dezembro a março apresentam um número maior de ocorrências, isso porque na época de calor e chuva esses bichos ficam mais ativos. Apesar de as crianças não serem as principais vítimas, quando picadas podem apresentar um quadro de complicações grave. A quantidade de veneno por peso é bem maior e os pequenos sofrem mais.

Só para ter uma idéia, crianças picadas com escorpião apresentam mais de 1% de chance de morte, mesmo por tratamento adequado.

Evitar os locais favoráveis a esses animais é a melhor saída. Mas quando os acidentes acontecem é preciso que o socorro seja rápido e adequado, de preferência, realizado por um médico. Veja como proceder em cada tipo de picada:

Marimbondo, abelha, formiga
CARACTERÍSTICA DA PICADA: após a ferroada, há dor local, vermelhidão, coceira e inchaço por horas ou dias. É preciso ficar atenta para a possibilidade de uma alergia, que pode surgir como uma simples urticária e evoluir até um quadro com falta de ar e choque anafilático.

TRATAMENTO: indica-se um antialérgico e compressas frias para aliviar a coceira e a dor.


Escorpião
CARACTERÍSTICAS DA PICADA: provoca dor intensa no local. Em crianças, além da dor são comuns reações como náuseas, vômitos, sudorese, agitação ou sonolência, taquicardia, confusão mental e tremores. Esse quadro pode aparecer imediatamente à picada ou algumas horas após o acidente

O QUE FAZER: lave o local com água e sabão e encaminhe a criança ao pronto-socorro. Se possível, capture o escorpião e leve-o. Assim, é possível determinar o tipo do animal e aplicar o antiveneno adequado.

TRATAMENTO: no hospital, é feita a aplicação do soro antiveneno e de medicamentos para alívio da dor. Em casa, é preciso cuidar do ferimento fazendo a limpeza adequada.


Cobra
CARACTERÍSTICA DA PICADA: provoca dor intensa, hematoma, inchaço (podendo atingir todo o membro), bolhas e sangramento no local. Em alguns casos, a pessoa tem hemorragia, náuseas, vômitos, taquicardia, insuficiência renal e confusão mental.

O QUE FAZER: lave o local com água e sabão e encaminhe a criança imediatamente ao pronto-socorro mantendo o membro afetado elevado e estendido. Se possível, capture a cobra e leve-a também para que o animal seja identificado para que se aplique o soro antiofídico adequado. Nunca esprema o ferimento, nem chupe o local da picada ou faça torniquete (pano amarrado para prender a circulação sanguínea). Mantenha a criança calma e sem se movimentar.

TRATAMENTO: aplicação de soro antiofídico e internação.


Aranha
CARACTERÍSTICA DA PICADA: os acidentes acontecem ao comprimir os animais, geralmente, quando a pessoa está dormindo ou se vestindo. Logo após a picada a pessoa sente muita dor, o local fica inchado e arroxeado, podendo apresentar abscesso e até necrose. Crianças podem apresentar agitação, taquicardia, vômitos e diarréia.

O QUE FAZER: lave o local com água e sabão e encaminhe o pequeno para o hospital.

TRATAMENTO: no hospital, aplica-se o soro antiveneno. Em casa, é preciso cuidar do ferimento fazendo a limpeza adequada.


Cuidado com a dengue

Com a proximidade das chuvas, cresce a preocupação com a incidência de dengue. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, atingiu 85 mil pessoas só nos três primeiros meses de 2007. E a expectativa é que esse número aumente ainda mais na próxima temporada quente.

Além de não permitir a reprodução do mosquito ao impedir o acúmulo de água parada em casa, é preciso evitar as picadas. “Se você mora numa área de incidência grande é aconselhável passar repelente nas crianças. Os bebês devem ser protegidos por mosquiteiros”, alertam pediatras.


Picadas de pernilongo, pulgas e borrachudo
Na maior parte dos casos essas picadas não causam problemas graves. Geralmente o local coça e incha um pouco, mas as crianças podem ser tratadas em casa. O mais indicado é lavar a picada apenas com água e sabão e aplicar uma camada fina de álcool para diminuir a coceira.

A pulga que pica o homem é a mesma que pica o cão?
Segundo especialistas, existe uma variedade grande de tipos de pulgas. Existe a pulga humana, a do cão, a do gado, a do rato e assim por diante. Mas isso não quer dizer que cada uma só pique seu hospedeiro. Por isso, aquela do cão que você tem em casa pode sim picar uma criança ou o adulto. As reações são as mesmas da pulga humana, não apresentando riscos para o homem. Já que a pulga de rato é mais perigosa porque, em contato com humanos, pode transmitir doenças.


Fonte: Meu Nenê
Edição: F.C.
04.01.2008
 


[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

  • natalia pereira disse: Fui picada por um insento mas não sei distinguir o que era,pois foi muito rapido;derrepente estava com a mão inchada e vermelha.A picada foi no dedo mas esparramou pela mão.Os sintomas são ardor,coceira,inchaço,vermelhão e a area esta quente.Issu e normal?O que devo fazer? Obrigada!!

  • michael disse: pow me ajudou muito esses comentarios *_*...

  • Thaís Nonô disse: Comigo aconteceu o mesmo que a Natalia Pereira, fui picada no pé e está tudo vermelho, quentem inchado, com ardência, coceira e estou morrendo de medo! O que faço? Estou passando pomada e fazendo compressas, mas até agora não melhorou quase nada! Obrigada.

  • Amanda Mika disse: Meu problema é o mesmo que a da Thaís Nonô, eu tbm fui picada no pé e acho que é de formiga pois eu ando descalça em casa, meu pé fica um pouco vermelho, quente e coceira, tento nao coçar porque quando eu coço acabo descascando meu pé. O que eu faço? Fico muito contente se responder.

  • Ana Taylor disse: Natalia e Amanda: Acho que eh picada de aranha! Uma aranha me picou semana passada e foi os mesmos sintomas!

  • cristiano pagliarini disse: o meu caso é exatamente igual ao da thaís nonô... não mudando nada oq fazer... to passando pomada e ta vermelho e quente com vermelidão e ainda cossa, t com medo...

  • ana luisa furtado disse: eu fui picada por um marimbondo no portao da minha casa e foi nos labios pois meus labios ficaram inchados ai eu gostaria de saber oque eu poderia faser?

  • Urucka disse: Passei dois dias tendo fortes dores musculares e muita dor de cabeça; seguido de sede e muita agitação pensei que fosse dengue,mais filha percebeu um calombo na minha cabeça atrás da orelha e ao olhar com uma lupa viu a marca de duas picadas. Fui ao hospital relatei ao medico e ele nem mesmo me examinou e já foi medicando. Tomei três vacinas (alergia e dor) agora estou melhor, mas me preocupo o despregado dos médicos e se eu estivesse mesmo com dengue?!

  • Franciele disse: Eu estava no interior viajando ,e fui picada por algum inseto realmente não sei se foi uma abelha,formiga,aranha ,creio que tenha sido uma formiga pois o local estava com muitas formigas, e então o local picado que foi meu pé, bem em baixo do pé,onde foi picado ficou SANGUE PARADO,MUITO INCHAÇO ,E AS VEZES DÁ COCEIRA E É SUPER RUIM DE CAMINHAR COM O PÉ ASSIM .

  • Luciane disse: Pessoal fui picada por um marimbondo embaixo do braço, e fiquei com a maioria destes sintomas citados. Acabei indo ao médico e ele recomendou um anti alergico, pois fiquei toda inchada e no local vermelho e coçando muito. Recomendo o mesmo lave o local com sabão e apos procure um médico.

  • PRISCILA LIMA disse: fui picada a mais ou menos 12h. No momento da picada senti só coceira e até agora não senti nada de dor, só ficou um caroço, coçando, vermelho e inchado. O problema é que 5h depois do primeiro caroço, fiquei descalça dentro de casa e surgiram mais 2 no outro pé, tenho cachorro em casa e neste dia em especial andei descalça. Me ajude!

  • Rose disse: Boa noite Sábado a noite, senti uma coceira no pé esquerdo, cocei e nem olhei, mas aquilo começou a arder, coçar ainda mais, mas nem dei importância pois no lugar havia alguns mosquitinhos. Mas o lugar esta a cada dia mais inchado, colando mas se coçar dói. Já fui picada por aranhas venenosas, tenho duas cicatrizes, uma inclusive é um buraco, pois teve que ser cortada. Médico? aguardar? não vi se foi aranha...

  • Rose disse: Boa noite Sábado a noite, senti uma coceira no pé esquerdo, cocei e nem olhei, mas aquilo começou a arder, coçar ainda mais, mas nem dei importância pois no lugar havia alguns mosquitinhos. Mas o lugar esta a cada dia mais inchado, colando mas se coçar dói. Já fui picada por aranhas venenosas, tenho duas cicatrizes, uma inclusive é um buraco, pois teve que ser cortada. Médico? aguardar? não vi se foi aranha...

  • Lais Vieira disse: fui picada por alguma espécie de mosquito, esse me picou nos dois pés, exatamente na mesma posição em cada um dos pés, inicialmente sangrou e cossou, um dia depois começou um inchaço e uma dor insuportável nos dois lugares das picadas. . não sei oq devo fazer.


Rir é o Remédio