Publicado em: 31/10/2011
Mudanças alimentares na infância influenciam saúde na fase adulta
Estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism mostra que a reestruturação da dieta da criança pode afetar sua saúde na vida adulta. Segundo pesquisadores norte-americanos, reduzir a ingestão de gordura e aumentar a de fibras para as crianças resulta em menores níveis de glicose e pressão arterial na fase adulta.
A pesquisa baseou-se na análise de 230 mulheres com idades entre 25 e 29 anos que participaram da Dietary Intervention Study in Children. Essas reduziram o consumo de gordura para 28% das calorias diárias e aumentaram a ingestão de fibra alimentar ao comer frutas, vegetais e grãos integrais quando crianças.
Joanne Dorgan, autor da pesquisa, e sua equipe, mediram a composição corporal das participantes utilizando raios-X absorptiometry, medição da pressão arterial e analises do sangue (glicose, colesterol e triglicérides).
“Comparados a pacientes que não sofreram interferências na alimentação, o grupo que reduziu o consumo de gorduras e aumentou o de fibras conseguiram abaixar a pressão arterial sistólica e os níveis de glicose em jejum”, diz Dorgan.
Fonte: Bibliomed
Edição: F.C.
31.10.2011
Comentários
Últimas: Prontomed Infantil
- 23/05/2012 - Bebê gordinho não é sinal de saúde
- 17/05/2012 - Placenta: armadura para o feto
- 15/05/2012 - A doçura do afeto
- 11/05/2012 - Aulas de música beneficiam bebês
- 08/05/2012 - Incentivo ao movimento é fundamental para crianças com excesso de peso
- 30/04/2012 - Mortalidade infantil cai quase pela metade em dez anos
- 09/04/2012 - Pesquisa identifica dois genes envolvidos na obesidade infantil
- 04/04/2012 - Corte sete maus hábitos e dê o exemplo aos seus filhos
- 02/04/2012 - Crianças com diabetes têm dificuldade de controlar a doença na escola
- 30/03/2012 - Bebês com sobrepeso têm maior risco de doença cardiovascular quando adultos
- Veja Mais





