Publicado em: 10/11/2011
Estimular criatividade na infância ajuda na escolha da carreira
Na prática, certas atividades estimulam a capacidade criativa dos jovens. Em um processo criativo, a criança tem de saber justificar suas escolhas, ou seja, por que optou por fazer algo de uma forma ou de outra. Essa habilidade, de saber escolher, é justamente a que vai permitir que a criança cresça tornando-se um indivíduo mais autônomo e independente.
A pedagoga Maria Ângela Barbato Carneiro, da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), explica que as atividades que permitem a criação são interessantes, pois o jovem desenvolve algo a partir dos seus próprios interesses e com capacidade de justificar suas escolhas. Se a criança tem a possibilidade de optar por fazer algo da forma que preferir, ela também é capaz de justificar suas opções.
Tudo está ligado ao processo de escolhas, que nada mais é do que um procedimento de reflexão. Esse ponto vai ser importante quando chegar a época de decidir por uma carreira ou outra. Os jovens mais independentes vão conseguir ser mais assertivos.
Observe algumas atividades que estimulam o processo criativo:
- Cursos de artes;
- Artesanato;
- Fotografia;
- Teatro;
- Aeromodelismo;
- Materiais tecnológicos (criação de sites e blogs);
- Marcenaria (trabalhos com diferentes materiais).
Apesar de ser interessante e recomendado que os pais estimulem os filhos a desenvolver algum tipo de atividade que trabalhe com o processo criativo, alguns cuidados são importantes. Antes de mais nada, a criança precisa sentir prazer fazendo aquilo. “Se ela gosta, mas se sente obrigada a fazer aquilo todos os dias, não será produtivo”, avalia a pedagoga.
Além disso, os pais precisam observar os gostos, as aptidões e os interesses dos filhos. Não se deve selecionar uma atividade e simplesmente matricular a criança no curso. É preciso entender se é isso mesmo que ela quer e gosta de fazer. “Tem que sondar a habilidade e ver se ela está disposta a fazer”, orienta Maria Ângela.
Por fim, dê opções. Permitir e estimular que os filhos aprendam a fazer escolhas por si só sempre é o mais indicado, mas sempre levando em conta a capacidade e a idade da criança para fazer essa ou aquela opção. Portanto, inclusive nesse momento, a sugestão é apresentar as atividades que seu filho pode fazer e permitir que ele mesmo escolha.
Fonte: Infomoney
Edição: C.P
10.11.2011
Comentários
Últimas: Prontomed Infantil
- 23/05/2012 - Bebê gordinho não é sinal de saúde
- 17/05/2012 - Placenta: armadura para o feto
- 15/05/2012 - A doçura do afeto
- 11/05/2012 - Aulas de música beneficiam bebês
- 08/05/2012 - Incentivo ao movimento é fundamental para crianças com excesso de peso
- 30/04/2012 - Mortalidade infantil cai quase pela metade em dez anos
- 09/04/2012 - Pesquisa identifica dois genes envolvidos na obesidade infantil
- 04/04/2012 - Corte sete maus hábitos e dê o exemplo aos seus filhos
- 02/04/2012 - Crianças com diabetes têm dificuldade de controlar a doença na escola
- 30/03/2012 - Bebês com sobrepeso têm maior risco de doença cardiovascular quando adultos
- Veja Mais
Notícias Relacionadas:
- 23/05/2012 - É produtivo ser feliz?
- 21/05/2012 - Estudantes querem unir medicina com administração
- 21/05/2012 - Disputas entre sócios aumentam no Brasil
- 17/05/2012 - A boa negociação não aceita improvisos
- 15/05/2012 - A eterna luta entre a área de TI e o restante da companhia
- 15/05/2012 - Arcaico ou não, o cartão de visitas sobrevive
- 14/05/2012 - A árdua tarefa de validar um diploma de fora



