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Publicado em: 04/06/2013

Saiba quais os cuidados para praticar exercícios físicos depois da gravidez

Muitas mães podem ter dificuldade em recuperar as medidas após a gravidez. Mas com uma alimentação saudável e os exercícios físicos corretos, é possível perder os quilos a mais que vieram com a gestação.

De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro, se a mulher já fazia atividade física durante a gravidez, as chances de ela retomar aos exercícios mais rápido são maiores.

"Após o parto normal, que tem recuperação rápida, a mulher pode voltar às atividades físicas em 15 dias, mas é importante que ela converse com o seu médico antes. Já para quem fez cesariana, a recuperação tende ser mais lenta, o ideal é que espere até um mês depois da cirurgia para começar a fazer atividades físicas leves que não forcem muito a musculatura abdominal", explica.

Musculação, caminhadas leves a moderadas e alongamento de braços e pernas são as práticas mais recomendadas. Atividades aeróbicas e exercícios de alongamento que tonifiquem a musculatura abdominal são recomendáveis, para trabalhar a barriga e evitar que ela fique flácida.

Quanto tempo depois do parto a mãe pode voltar a malhar?

Com os devidos cuidados e exercícios físicos adequados, é possível adaptar a atividade física à nova rotina. Mas, antes de iniciar qualquer prática, é importante que a mãe consulte o seu médico.

"Após a liberação do médico, a mulher deve escolher uma atividade moderada para não atrapalhar a produção de leite. O ideal é praticar um exercício aeróbio leve, alongamento, fazer um fortalecimento para a região pélvica, tonificar os abdominais e realizar movimentos específicos para a reorganização postural", aconselha o especialista.

Veja as recomendações do médico para que você recupere a forma com segurança:

— Exercite-se pelo menos três vezes por semana

— Inicie devagar e avance gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional

— Não prenda a respiração durante os exercícios

— Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto

— Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios

— Em dias de sol quente, exercite-se em horários mais frescos

— Beba muita água

— Monitore o seu pulso, de acordo com a orientação do profissional

— Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses

— Não faça exercícios de alto impacto

Fonte: Zero Hora
Edição: A.N.
04/06/2013


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