Vida Legal

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 08/08/2006

O mal que a nicotina faz no nosso corpo

A nicotina é um substância orgânica nitrogenada existente nas plantas e em alguns fungos, chamada alcalóide, encontrado nas folhas do tabaco (Nicotiana tabacum).

Encontrado nas Américas, o tabaco libera essa substância que, absorvida por via oral ou pulmonar, chega ao cérebro em segundos e depois, dissolvida no sangue, vai sendo excretada rapidamente.

Assim que os neurônios notam uqe a substância está escapando dos receptores, provocam um grau de ansiedade que só quem foi fumante sabe o que representa. Essa sé a chamada e temida crise de abstinência.

Na contagem dos órgãos anti-tabagismo e em pesquisas científicas, são mais de 4.700 substâncias nocivas presentes no cigarro, fonte primeira de nicotina, sendo ela a responsável pela dependência, que é maior do que a de drogas como a cocaína e a heroína. As primeiras tragadas que o indivíduo dá na vida, em geral, são acompanhadas de tontura, enjôo, mal-estar.

Depois, trazem sensação de prazer fugidio e, em curto espaço de tempo, alterações de humor causadas pela privação da droga. Assim, cigarro após cigarro, o organismo do fumante e do não-fumante que convive no mesmo ambiente vai sendo minado e a saúde dos dois seriamente comprometida.

Por Pedro Jansen
com informação da internet
08.08.06


[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio