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Publicado em: 17/07/2007

Lesões musculares, as mais frequentes no esporte

Das lesões mais freqüentes no esporte, as musculares certamente são as mais comuns.  Tanto os praticantes das atividades de impacto quanto aqueles que optam pelos exercícios de menor trauma para o corpo podem estar sujeitos a esse tipo de lesão. Muitas vezes ignorada pelos atletas, ela pode, inclusive, causar longos afastamentos do esporte e exigir tratamento com fisioterapia por semanas ou mesmo durante meses.

As lesões causadas por trauma direto, conhecidas como contusões musculares, são mais comuns em esportes de impacto. As lesões indiretas são conhecidas como estiramentos ou distensões musculares, e acontecem com maior freqüência na prática de esportes com maior exigência da potência muscular, como a corrida, o ciclismo, o futebol, o voleibol e o tênis.

As distensões musculares ocorrem quando o músculo é exigido além de sua capacidade, como, por exemplo, quando um atleta tenta dar uma arrancada em alta velocidade. È comum que, após alguns segundos, este esportista sinta uma dor intensa na região da panturrilha ou na região posterior da coxa. Isso acontece porque a contração da musculatura é exigida além da capacidade de suas fibras musculares.

Além do impacto, a lesão também pode ser decorrente de fadigas musculares causadas pelo treinamento intenso, pelo excesso de competições ou até mesmo por um agravamento de pequenas contusões anteriores que não foram tratadas devidamente.

Outra situação que pode levar ao estiramento muscular é o alongamento realizado com exagero, exigindo uma capacidade além da que o músculo é capaz de suportar. Normalmente, este procedimento acontece de maneira involuntária e pode ocorrer com qualquer pessoa que esteja realizando movimentos comuns, como abaixar-se e levantar-se, sem que o corpo esteja aquecido e alongado o suficiente para produzir uma ação corporal de maior amplitude.

As lesões musculares podem ser classificadas em três graus:

Primeiro grau
É o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares. Causa dor quando a contração do músculo é solicitada especialmente contra a resistência. A dor se localiza em um ponto específico, mas manobras extremas da articulação também podem causar desconforto. É freqüente em atletas com altas cargas de treinamento e a recuperação pode acontecer em apenas uma semana.

Segundo grau
Os sintomas são similares aos da lesão de primeiro grau, mas a intensidade é maior. Dor e hemorragia – manchas roxas na região da lesão – são freqüentes. A recuperação é mais lenta e pode afastar o atleta da prática esportiva por um período de duas a três semanas.

Terceiro grau
Geralmente, ocorre pelo desencadeamento de uma ruptura completa do músculo ou de grande parte dele. Aqui, o edema e a hemorragia são consideravelmente maiores. O tratamento é feito com aplicações de gelo, uso de antiinflamatórios e repouso nos primeiros dias. É necessário que se inicie o tratamento com fisioterapia, que terá a função de reduzir a dor, controlar a inflamação, acelerar a cicatrização e, posteriormente, promover alongamento e força muscular para que não ocorram novas lesões quando o atleta retornar ao esporte.

A boa notícia é que é possível prevenir essas lesões. Com poucos minutos de alongamento e fortalecimento por dia, a chance de ocorrência cai bastante e o atleta fica mais seguro e garante o rendimento na atividade praticada. 

Antes de começar a correr, alongue as panturrilhas, puxando a ponta dos pés e mantendo os joelhos estendidos. Alongue também o quadríceps dobrando sua perna e tentando encostar o pé nas nádegas. Os adutores também devem ser alongados com a maior abertura de pernas possível. Todos exercícios devem ser sustentados por pelo menos 30 segundos. Exercícios de fortalecimento, como leg press, cadeira extensora, flexora, adutora e abdutora também são importantes.

Conte sempre com a presença de um profissional de educação física ou de um fisioterapeuta na instrução e no monitoramento dos exercícios, para que a prática de movimentos realizada de forma errada não traga prejuízo.


Fonte: O2 Online
Edição: F.C.
17.07.2007


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