Vida Legal

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Publicado em: 12/05/2009

Descubra os benefícios da corrida e o que muda no corpo de quem pratica

Não é novidade para ninguém que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde e melhora a qualidade de vida. Com a corrida não é diferente, e cerca de 25 ganhos fisiológicos são gerados graças à realização frequente desta atividade.

“Se a prática da corrida for regrada, traz grandes benefícios para a saúde e ajuda as pessoas a diminuírem o risco de doenças”, afirma o mestre em fisiologia do exercício Paulo Correia, que é fisiologista da Unifesp.

Os lucros
Entre os principais benefícios gerados com a corrida destacam-se o aumento do débito cardíaco máximo, diminuição da frenquencia cardíaca de repouso, melhora da circulação coronariana e o auxílio a prevenção do acidente vascular cerebral, da hipertensão arterial e da doença coronária.

Correr também favorece o aumento da massa muscular, fortalece os tendões, ligamentos e articulações, auxilia o combate à osteoporose e o controle do peso corporal, do colesterol, do estresse, da ansiedade e da depressão. Além disso, observa-se também o estímulo ao fim de hábitos nocivos, como o uso de álcool e cigarros.

“Quem pratica a corrida com o intuito de ter uma vida mais saudável precisa fugir dos hábitos inadequados, como beber e fumar, e deve comer mais frutas e manter uma boa alimentação”, orienta Correia.

Quanto correr?
Para que haja ganhos, é preciso correr uma distância ou tempo suficiente para se estimular as adaptações fisiológicas, mas sem exagerar a ponto de ocasionar lesões. De acordo com o fisiologista Sérgio Oliveira, uma hora de exercícios diários seria o ideal para se alcançar os benefícios.

“Trinta minutos é um tempo bom, mas o ideal é uma hora. Porém, quem é iniciante deve respeitar seus limites, intercalar a caminhada com a corrida e evoluir aos poucos”, diz Oliveira. “Alternar com exercícios de força e flexibilidade também é uma ótima opção para quem não pode correr todos os dias”, completa o fisiologista.

Já Paulo Correia alerta para a importância de também trabalhar com o controle dos batimentos cardíacos. “Quando uma pessoa corre dentro da faixa de 60% a 80% da frequência cardíaca máxima, ela obtém todos os benefícios para o corpo de forma segura e eficiente”, explica. “Um iniciante, apenas com a caminhada vai conseguir chegar a estes batimentos, mas, com o tempo ele precisará correr em um ritmo cada vez mais forte para alcançá-lo”, completa Correia, que afirma que o descanso também é um fator muito importante para se obter os benefícios fisiológicos da corrida.

“Descanso é dormir, e não ficar sentado vendo televisão. Depois de um treino, a condição física piora, a imunidade diminui e os músculos sofrem pequenas lesões. Quando dormimos, ocorre a recuperação de todo o organismo”, afirma.

 

Fonte: O2 Por Minuto
Edição: F.C.
12.05.2009


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Comentários

  • rafaela disse: esse texto me ajudou muito a descobrir os beneficios da corrida tudo isso está evoluindo as coisas em educaçao fisica isso é bom agradeço aquele que fez o texto obrigado.

  • Gevania Rodrigues disse: amei a matéria....obrigada!

  • Juliana Marquezine disse: Eu adoreii,prescisava dessa materia pra um trabalho escolar , e fechei,tirei a nota maxima ,vlw..

  • Jacky disse: Começei hoje , fiz 30 minutos de caminhada e intercalei com corrida . Adorei apartir de hoje ninguém me segura.Rsrs.

  • igor disse: Minha mãe vive me enchendo o saco quando vou correr, fui obrigado a mostrar esse texto pra ela parar de falar que corrida só emagrece!

  • Maura disse: Adoro fazer caminhadas, alternando com a corrida, é ótimo e me sinto muito bem!

  • leire disse: Faz 9 meses que eu corro 1 hora 4 vezes por semana, perdi os quilos extras que eu havia adquirido com o tempo.Consegui pernas e bumbum bem torneados, abdomem definido sequinho.Tantos anos de academia sem obter um bom resultado.Estou ótima e feliz.

  • Gleice disse: Já comecei! E estou vendo os resultados


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