Publicado em: 27/07/2010
Artes marciais combatem o sedentarismo e beneficiam a longevidade
O ser humano possui mais de 200 articulações que funcionam como alavancas para propiciar sua locomoção e executar uma variedade de movimentos. Logo, a mobilidade é um dos principais atributos desta máquina biológica fascinante chamada "corpo".
Por isso, o "imobilismo" da vida sedentária, se levado aos seus últimos limites, significará uma oposição sistemática a todo progresso, a toda inovação. Tal imobilismo costuma ser uma reação emocional deturpada, uma fixação doentia sobre a vontade para manter esta máquina paralisada.
Atos de extremismo são exemplos dos danos que o imobilismo pode causar. Um homem, por exemplo, pode voluntariamente se recusar a comer e beber água. No entanto, respirar, digerir e dormir são mecanismos auto-reguladores do corpo que preservam seu funcionamento harmonioso sem a necessidade da intervenção do pensamento.
Assistir os mais simples movimentos das células é presenciar um fenômeno vibrante, espontâneo e prazeroso. Tudo muda e se transforma e o Universo não tende ao imobilismo. O mesmo vale para o corpo e o movimento da sua estrutura em relação aos outros corpos. O corpo humano é ideal para ser cultivado nas artes marciais.
Dormir e contemplar são igualmente ótimos exemplos do potencial reparador que os períodos naturais de repouso oferecem ao corpo. Nosso sistema nervoso necessita processar os estímulos que recebe para se reciclar e criar novas sinapses, caso contrário tenderá ao imobilismo das ideias com gradual perda da sensibilidade, bloqueios mentais e disfunções psicossomáticas generalizadas.
Diante destes fatores, o tipo de movimento praticado nas artes marciais deve ser de pura não-resistência, ou seja, espontâneo e fluído para habilitar um estado de calma e contribuir para sinergizar a ação!
Ao unir exercícios derivados das posturas iogues e dos movimentos interiorizados do taichi chuan com as manobras dinâmicas de lutas como as empregadas no chuteboxe (muay thai) e no MMA (Vale-Tudo), os praticantes irão acelerar resultados e consolidar a sua autoproteção, beneficiando a longevidade do corpo de um jeito divertido e econômico.
Enfim, ao cultivar o Corpo Marcial você transforma a sua própria consciência. Sempre consulte profissionais especializados na área, e bons treinos!
Fonte: Minha Vida
Edição: F.C.
27.07.2010
Comentários
-
Fernanda Grether disse: Olá, trabalho para a revista de lutas TATAME e achei esse artigo muito interessante para ser publicado em nossa seção InForma, que é destinada à artigos enviados por colaboradores em relação à saúde e preparação física para lutadores. Gostaria de saber se há o interesse de publicarmos o artigo em nosso site. Att, Fernanda
Últimas: Vida Legal
- 07/02/2012 - Corrida até dentro da piscina
- 03/02/2012 - 12 coisas que seu treinador gostaria que você soubesse
- 31/01/2012 - 7 segredos para sua caminhada dar certo
- 26/01/2012 - Equilibrar esforço e descanso é fundamental para quem pratica esportes
- 23/01/2012 - 7 atitudes que fazem você perder tempo na academia
- 18/01/2012 - Benefícios imediatos garantem o incentivo para malhar
- 17/01/2012 - Três aplicativos para correr melhor
- 03/01/2012 - Fuja dos erros mais comuns entre os iniciantes na hora da musculação
- 21/12/2011 - Andar de bicicleta ajuda a ter vida longa. Veja dicas
- 19/12/2011 - Substitua a contagem de calorias pelo cálculo do tempo de exercícios
- Veja Mais




