Publicado em: 16/06/2011
Você quer mesmo ser chefe?
Quando a promoção chega, ninguém duvida que será algo incrível. Aumento de salário, de responsabilidades, uma equipe a coordenar e a melhor parte: o sinal concreto que a empresa aposta na sua carreira. Mas será que você está preparado? Em outras palavras, você sabe o que é ser chefe?
A consultora Vicky Bloch dá a resposta com apenas uma palavra: servir. “Costumo dizer que liderar é um ato de servir ao outro”, afirma Vicky, 59 anos e 30 em gestão pessoas. “Liderar é a opção consciente de servir aos outros, sejam eles uma comunidade, um grupo de funcionários ou um conjunto de acionistas.”
Vicky alerta que liderar não é uma simples consequência de uma carreira bem-sucedida. Tornar-se um líder exige do indivíduo a opção em assumir a responsabilidade sobre pessoas, sonhos, demandas, necessidades, metas. "O desejo de liderar se confunde com o desejo de influenciar o meio e criar as condições para que todos cresçam."
O que fazer para ser um bom líder? Vicky enuncia algumas atitudes. Veja abaixo:
* Observe e ouça_Dedique tempo para entender o outro, suas demandas e como ele pode ser estimulado a executar as tarefas da melhor forma possível. Para ser um bom líder, é preciso interessar-se de fato nos outros.
* Seja referência_Se você quer funcionários bem-humorados, não viva de mau humor. Se quer subordinados que colaborem entre si, precisa colaborar. Não é ordenando que as pessoas vão fazer o que precisa ser feito. É dando o exemplo.
* Hora do feedback_Dar um retorno positivo ou negativo sobre o trabalho das pessoas precisa ser entendido como um ato solidário. É uma forma de contribuir para o crescimento do outro. Lembre-se: quando todos os indivíduos evoluem, o coletivo evolui também.
* Descubra-se_Muitas vezes, a forma como as pessoas ouvem o que você fala não é exatamente como imagina. Descubra o seu perfil e a melhor forma de influenciar cada um que trabalha com você. E cuidado: não rotule as pessoas. Todos mudam ao longo do tempo. Inclusive você.
Fonte: Época Negócios
Enviad por JC
Edição: F.C.
16.06.2011
Comentários
Últimas: Artigos
- 22/05/2012 - Dona web mandou
- 18/05/2012 - O que é qualidade de vida?
- 07/05/2012 - Novos bárbaros?
- 30/04/2012 - Como motivar meus funcionários?
- 25/04/2012 - Dá para criar empresários na sala de aula?
- 23/04/2012 - Você está à venda no atual supermercado da internet
- 10/04/2012 - Quanto custa manter um carro?
- 30/03/2012 - Um homem livre como um Taxi
- 08/03/2012 - O Embaixador dos EUA e o ´´Cartel do Oxigênio´´
- 28/02/2012 - As organizações Contemporâneas e a Adaptação dos Gestores em Ambiente Instável
- Veja Mais





