Publicado em: 28/10/2010
Vitamina B12 pode ajudar na prevenção do Alzheimer
Na pesquisa foram analisadas 271 pessoas com idades entre 65 e 79 anos. Divididos em dois grupos, os idosos foram observados por sete anos e os que consumiram maior quantidade de vitaminas do complexo B, incluindo a B12 e ácido fólico, mostraram maior resistência ou não desenvolveram a doença em comparação ao outro grupo que ficou mais vulnerável.
Em contrapartida à pesquisa, recentemente foi publicado um painel médico dos Institutos Nacionais de Saúde no qual ficou concluído que não existem alimentos ou vitaminas que definitivamente impeçam o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Contudo, os especialistas afirmam que uma boa alimentação é o melhor caminho. "Uma dieta saudável continua a ser importante, porém o papel da suplementação vitamínica permanece no campo da incerteza", afirma Dr. Sudha Seshadri, professor associado de neurologia na Universidade de Medicina de Boston e autor de um editorial que acompanha o estudo.
Para Maria Carillo, PhD e diretora sênior de relações médicas e científicas na Associação do Alzheimer, é preciso ter cuidado na interpretação das novas descobertas, especialmente dado que os participantes do estudo pouco desenvolveram a doença. "Nós sabemos que a vitamina B12 é um grande colaborador para reduzir os níveis de homocisteína. A redução destes, em geral, é importante para a saúde cardiovascular e este estudo reforça o nosso conhecimento sobre o seu papel na prevenção do Alzheimer", disse.
Sam Gandy, médico e diretor adjunto do Alzheimer Research Center, na Mount Sinai School of Medicine, em Nova York, afirma que o estudo tem embasamento, todavia ele tem receio que os resultados não se apliquem para pessoas fora da Escandinávia e que eles estimulem os médicos a recomendar injeções de vitamina B12 para os seus pacientes. "Ainda não está claro se aumentar a ingestão de vitamina B12 vai ajudar a proteger contra Alzheimer. Uma boa alimentação deve minimizar o risco da doença, mas não podemos dizer que qualquer alimento específico tenha sido comprovado a reduzir esse risco", afirmou.
Fonte: Terra
Edição: A.N
28/10/2010
Comentários
Últimas: Notícias
- 22/05/2012 - Um em cada três adultos sofre hipertensão e um em cada dez é diabético
- 22/05/2012 - Executivos nos EUA tentam retardar envelhecimento com hormônios
- 22/05/2012 - Instinto comanda nossas decisões financeiras, diz pesquisa
- 22/05/2012 - Maioria dos jovens com excesso de peso têm ao menos um fator de risco
- 22/05/2012 - UTI do Hospital Prontomed reafirma excelência com resultados positivos
- 21/05/2012 - Estudantes querem unir medicina com administração
- 21/05/2012 - Consumo humano exigiria `duas Terras´, diz WWF
- 21/05/2012 - Disputas entre sócios aumentam no Brasil
- 21/05/2012 - O imposto da longevidade
- 21/05/2012 - Dieta é melhor que exercício para grávidas acima do peso, diz pesquisa
- Veja Mais
Notícias Relacionadas:
- 22/05/2012 - Executivos nos EUA tentam retardar envelhecimento com hormônios
- 22/05/2012 - Instinto comanda nossas decisões financeiras, diz pesquisa
- 15/05/2012 - Pesquisa adverte sobre risco de acidentes com mamadeiras e chupetas
- 14/05/2012 - Um guia para evitar problemas do coração
- 14/05/2012 - Estudo propõe nova medição para o IMC com cálculo da cintura
- 10/05/2012 - Substância presente em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir a trombose
- 04/05/2012 - Aversão às carnes pode ter explicação genética



