Publicado em: 16/03/2011
Tomar sol é fundamental para obter vitamina D
O vaivém de pessoas nos shoppings e empresas é constante, principalmente nas grandes cidades. Mas será que, em algum momento, elas veem a luz do dia? Ao contrário do que muitos pensam, com medo do câncer de pele, o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo. Por meio dos raios do tipo ultravioleta A, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.
O reumatologista Cristiano Zerbini recomenda pegar sol no mínimo três vezes por semana, durante 5 a 20 minutos, sempre antes das 10 horas da manhã. O ideal, segundo ele, é usar camiseta e bermuda e expor braços, pernas, pescoço e rosto sem filtro solar nesse curto período, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a síntese do nutriente pela pele. Indivíduos muitos brancos devem tomar sol mais cedo, e os de pele escura podem ficar ao sol por um tempo pouco maior. O médico revela ainda que o sol é responsável por 90% da aquisição de vitamina D pelo homem, e os alimentos (como leite, ovos, manteiga e peixes de água fria) respondem pelos outros 10%.
Em nota, a Sociedade Brasileira de Dermatologia defendeu que pessoas com pele muito clara, que têm maior risco de câncer de pele, sempre usem protetor solar e, apenas três vezes por semana, tomem sol - só nos braços. Segundo a entidade, essa exposição já é suficiente para um aporte adequado de vitamina D.
Além de fixar o cálcio nos ossos e, com isso, evitar a osteoporose, a vitamina D mantém o equilíbrio, evita quedas e dá mais vigor aos músculos. A falta dessa substância no organismo, esclarece o reumatologista, pode ser identificada em testes laboratoriais, pela análise do cálcio na urina (se houver pouco, é um sinal de alerta) ou por exames de sangue. Não costumam se manifestar sintomas em adultos, exceto por uma eventual falta de equilíbrio. Já as crianças com deficiência de vitamina D podem desenvolver raquitismo, doença que inclui fraqueza e perda óssea.
Para a boa saúde dos ossos, apontou Zerbini, é preciso sol, cálcio e também exercícios físicos. Nas ruas, a repórter Marina Araújo perguntou a várias pessoas se elas tomam sol e se sabem se têm ou não déficit de vitamina D. De acordo com a nefrologista Rosa Maria Moysés, que liderou uma pesquisa com 600 moradores de São Paulo durante o inverno, 75% dos paulistanos apresentaram níveis do nutriente abaixo do normal. No verão, a porcentagem cai para 45%, o que ainda é muito elevado para um país tropical onde esse índice deveria ficar em torno de 5%.
Fonte: Bem Estar
Edição: Andréia Sousa
16/03/2011
Comentários
Últimas: Notícias
- 22/05/2012 - Um em cada três adultos sofre hipertensão e um em cada dez é diabético
- 22/05/2012 - Executivos nos EUA tentam retardar envelhecimento com hormônios
- 22/05/2012 - Instinto comanda nossas decisões financeiras, diz pesquisa
- 22/05/2012 - Maioria dos jovens com excesso de peso têm ao menos um fator de risco
- 22/05/2012 - UTI do Hospital Prontomed reafirma excelência com resultados positivos
- 21/05/2012 - Estudantes querem unir medicina com administração
- 21/05/2012 - Consumo humano exigiria `duas Terras´, diz WWF
- 21/05/2012 - Disputas entre sócios aumentam no Brasil
- 21/05/2012 - O imposto da longevidade
- 21/05/2012 - Dieta é melhor que exercício para grávidas acima do peso, diz pesquisa
- Veja Mais
Notícias Relacionadas:
- 24/01/2012 - Oito motivos para se proteger da exposição à radiação o ano inteiro
- 02/01/2012 - Ministério alerta para casos de insolação provocados pelo excesso de sol
- 22/12/2011 - Bronzeamento sem sol
- 12/09/2011 - Quem anda de carro também precisa de proteção contra o sol
- 10/03/2011 - Tomar sol e comer verduras melhoram o bom humor
- 21/01/2011 - Exageros podem causar danos irreparáveis à pele, diz especialista
- 29/12/2010 - Tipos de protetor, horário e até roupas ajudam a proteger a pele



