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Publicado em: 21/02/2005

Quais seus benefícios e as melhores combinações?

 

No café, no almoço, no jantar, no lanche e até antes de dormir; sucos de frutas podem ser consumidos à qualquer hora do dia e fazem muito bem para a sua saúde. Os sucos podem ser feitos com frutas únicas ou até misturando duas ou mais frutas e hortaliças para centrar seus benefícios em um único alimento.

Maça com laranja, cenoura com beterraba e limão, morangos e maças, seja como for feito, os sucos tem seus benefícios e devemos ter cuidado no momento de prepará-los e condicioná-los. O importante é incluir sempre em suas alimentação e na alimentação diária de seu filho sucos frescos.

Algumas doenças sérias podem ser controladas, ou talvez evitadas, pelo hábito de tomar sucos frescos. Mas entenda bem : os sucos não são remédios. São apenas alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo vitaminas e sais minerais que ele necessita para se manter saudável.

Há outra grande vantagem nos sucos : eles significam um excelente modo de perder peso de maneira natural, sem que se tenha a sensação de estar sendo privado de algo. Sucos de vegetais contém baixas calorias e são praticamente sem gorduras, têm ótimo gosto e satisfazem.

A introdução de sucos na dieta, contribue para a saúde cardiovascular, amplia a capacidade física, ajuda a baixar a pressão arterial, dormir bem, ter mais energia e melhor saúde.Quando ingerimos frutas frescas e hortaliças, nossos corpos retiram das suas fibras os líquidos de que precisam; em seguida essas fibras passam para o trato digestivo inferior.

Tomando sucos, você elimina uma etapa do processo digestivo - extrair o líquido das fibras - e oferece ao seu corpo, com mais eficiência, os nutrientes de que ele necessita. O suco feito em casa é muito diferente dos sucos em garrafas, latas, caixas. Primeiro é absolutamente fresco, o que é importante, porque os nutrientes perdem muito de seu valor depois de algum tempo que o suco foi feito. Segundo, não é pasteurizado, "cozido", e suas células vivas, recebidas de maneira direta pelo organismo, garantem a boa saúde. Terceiro e último, o suco fresco é absolutamente puro, livre de aditivos e conservantes.

Para se ter uma idéia uma xícara de suco de cenoura contém nutrição equivalente a de 4 xícaras de cenouras cruas, picadas. Sucos frescos, que, se ingeridos imediatamente depois de serem feitos, contém cerca de 95% do valor alimentício da fruta ou hortaliça. Neste processo o organismo recebe os nutrientes necessários : vitaminas e sais minerais.

É importante compreender a diferença entre sucos de frutas e de hortaliças. As hortaliças são mais difíceis de digerir que as frutas; tendem a ser mais pesadas e demoram mais a serem assimiladas pelo organismo. No entanto, quando se toma o suco de uma hortaliça, o corpo absorve imediatamente as partículas alimentícias.

Os sucos mais importantes

Todas as frutas e hortaliças tem papéis importantes a desempenhar para manter a saúde boa, porém alguns mais do que outros. Suco de cenoura e de aipo devem se tornar logo parte de sua dieta diária. O suco de maçã é o único suco que pode ser misturado com qualquer suco de hortaliça.

Folhas verdes, tais como espinafre, salsa e alface, são de importância vital. Sucos de frutas cítricas é uma excelente fonte de vitamina C, muito necessária para o nosso corpo.

Todos os benefícios do suco à saúde

A grande quantidade de alimentos crus, livra o corpo de toxinas, dando-lhe sensação refrescante e tornando-o energizado e relaxado ao mesmo tempo. Os alimentos puros suavizam a pele, tornam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará ,mais se preocupar com ele. Gripes e resfriados diminuem e se tornam muito mais espaçados.

Pesquisas demonstraram que o beta-caroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças. Em ação ele funciona como um antioxidante, neutralizando moléculas nocivas conhecidas como radicais livres. Ao fazer isto, o beta-caroteno protege a valiosa carga genética que existe em cada célula, para garantir sua saúde, diminuindo as possibilidades do envolvimento das doenças.

Hoje em dia a comunidade médica aconselha o consumo de mais hortaliças que contenha beta-caroteno para evitar certos tipos de câncer. Fontes : cenoura, agrião, couve-flor,espinafre, nabo, brócolis e abóbora.A clorofila é um outro elemento que se demonstrou muito valioso para os seres humanos.

Encontrada apenas nas plantas, a clorofila aparece no combate ao crescimento de tumores.Estes são alguns modos pelos quais os sucos frescos de frutas e hortaliças podem melhorar a sua vida e ajudar a prevenir uma série de doenças.

Algumas dicas importantes
- Tome os sucos assim que ficarem prontos.
- Não armazená-los na geladeira para consumo posterior.
- Quando tomar suco de hortaliças trate de mastigá-los.

Algumas receitas básicas
- Coquetel antivírus: 2 maças e 1 laranja
- Regulador noturno: 2 maçãs e 1 pêra
- Purificador de sangue: 3 maças e 8 morangos
- Anti-úlcera: ½ tomate,100g repolho,2 talos salsão
- Coquetel baixa-colesterol: 5 cenouras, ½ maçã,1 pedaço gengibre e 1 punhado de salsinha
- Digestivo especial: 6 cenouras e 7 folhas espinafre
- Evitar fadiga muscular: 4 cenouras, 1 aspargo 1 talo salsão
- Coquetel estimulante energia: 6 cenouras, 5 ramos salsinha

Fonte: www.saudeonline.com.br


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