Publicado em: 13/02/2012
Programa de combate à obesidade é eficaz para adolescentes
Adolescentes obesas perderam peso, melhoraram a autoestima, comeram menos e fizeram um número maior de refeições em família depois de participarem de um programa com seis meses de duração, voltado para a prevenção da obesidade. É o que mostram os resultados de um estudo publicado na edição online da revista científica Pediatrics nesta segunda-feira.
O estudo, financiado pelo Instituto Nacional de Saúde, nos Estados Unidos, é o primeiro a trazer resultados a longo prazo de um programa direcionado especificamente para meninas adolescentes. Em geral, a maioria dos programas são direcionados às crianças pequenas e à família. Para o estudo, foram acompanhadas 208 meninas, com idades entre 12 a 17 anos, que tinham sobrepeso ou eram obesas. Metade das adolescentes participou do novo grupo de intervenção e a outra metade fez o acompanhamento padrão.
No novo formato, as adolescentes participaram de reuniões semanais com outras meninas que estavam na mesma situação e fizeram consultas semanais com psicólogo durante os três primeiros meses. Nos encontros, elas discutiam estratégias de alimentação e exercício físico. Os objetivos eram diminuir a quantidade de alimentos ingeridos; limitar o consumo de alimentos calóricos; estabelecer padrões de alimentação saudável; substituir refrigerantes e sucos por água; aumentar o consumo de vegetais e frutas; e fazer mais refeições em família.
Além disso, elas foram estimuladas a fazer exercícios pelo menos cinco dias por semana, com duração de 30 a 60 minutos. O tempo destinado à televisão foi limitado a duas horas diárias. Elas também receberam aulas de ioga e um videogame que estimula a atividade física em casa.
Nas discussões em grupo, os temas principais eram evitar distúrbios alimentares, lidar com as brincadeiras feitas pela família e pelos colegas de escola em relação ao peso e o desenvolvimento de estratégias para combater pensamentos negativos. Os pais participaram de reuniões semanais feitas separadamente de suas filhas.
Os resultados mostraram que as adolescentes que participaram do programa de intervenção emagreceram mais do que as que fizeram o acompanhamento padrão. “Cerca de um terço das adolescentes estão com sobrepeso ou obesidade e grande parte delas poderão ser adultas obesas”, disse Lynn DeBar, principal autora do estudo e pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde Kaiser Permanente. “Nosso estudo mostra que programas de intervenção podem ajudar essas meninas a controlar o próprio peso e a aprenderem novos hábitos que provavelmente levarão para a vida adulta”, afirmou.
Fonte: Veja
Edição: F.C.
13.02.2012
Comentários
Últimas: Notícias
- 22/05/2012 - Um em cada três adultos sofre hipertensão e um em cada dez é diabético
- 22/05/2012 - Executivos nos EUA tentam retardar envelhecimento com hormônios
- 22/05/2012 - Instinto comanda nossas decisões financeiras, diz pesquisa
- 22/05/2012 - Maioria dos jovens com excesso de peso têm ao menos um fator de risco
- 22/05/2012 - UTI do Hospital Prontomed reafirma excelência com resultados positivos
- 21/05/2012 - Estudantes querem unir medicina com administração
- 21/05/2012 - Consumo humano exigiria `duas Terras´, diz WWF
- 21/05/2012 - Disputas entre sócios aumentam no Brasil
- 21/05/2012 - O imposto da longevidade
- 21/05/2012 - Dieta é melhor que exercício para grávidas acima do peso, diz pesquisa
- Veja Mais
Notícias Relacionadas:
- 22/05/2012 - Maioria dos jovens com excesso de peso têm ao menos um fator de risco
- 17/05/2012 - Excesso de peso favorece o ronco e problemas como apneia do sono
- 16/05/2012 - Até 2030, 42% da população dos Estados Unidos será obesa
- 24/04/2012 - A balança na balança
- 10/04/2012 - Taxa de obesidade bate recorde no País
- 27/03/2012 - Consumo de grãos de café verde ajuda a emagrecer
- 15/03/2012 - Caminhar uma hora por dia reduz fator genético da obesidade



