Publicado em: 16/04/2010
Por que trabalhamos tanto?
Há três anos, quando se tornou pai de trigêmeos, o executivo começou a sentir os efeitos do estresse. Sem tempo para exercícios, passou a ter problemas de pressão. Assustado, decidiu reavaliar seus objetivos de carreira. “Quis desacelerar para acompanhar o crescimento de meus filhos”, diz Alexandre. A decisão o levou a procurar um emprego que oferecesse uma relação mais equilibrada entre trabalho e vida pessoal. Hoje, Alexandre é responsável no Brasil pela área de finanças da W.L. Gore, fabricante americana de produtos plásticos.
Modesta aqui, a companhia está, há 13 anos, na lista das melhores empresas para trabalhar dos Estados Unidos, publicada pela revista Fortune. No atual emprego, Alexandre tem horários flexíveis, o que lhe permite levar os filhos à escola diariamente e ainda fazer academia de ginástica três vezes por semana. Como tem autonomia para escolher os projetos em que vai entrar, consegue administrar melhor a carga de trabalho e permanecer menos tempo no escritório.
Alexandre afirma que não trocaria o emprego por um cargo com salário mais polpudo se demandasse perda de qualidade de vida. “Atualmente, sou mais criativo, mais produtivo e mais feliz”, diz. Infelizmente, quem consegue balancear atividades profissionais e pessoais, como Alexandre, é minoria. No Brasil, o excesso de trabalho angustia mais gente do que o medo de perder o emprego.
É o que diz uma pesquisa da Isma-Brasil, instituição internacional que estuda qualidade de vida, que em 2009 ouviu mil executivos e constatou que 62% deles estão insatisfeitos com a quantidade de horas que dedicam ao trabalho — e sofrem por isso. Nos seis anos anteriores em que a mesma pesquisa foi realizada, o fantasma do desemprego sempre foi o maior fator de estresse entre os executivos, à frente da sobrecarga de trabalho. A busca por uma vida equilibrada também se revela em um estudo conduzido por Daniela Degani e Felipe Ferrazoli, pesquisadores da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo.
Fonte: Você S/A
Edição: P.R
16.04.2010
Comentários
Últimas: Notícias
- 08/09/2010 - Humana Saúde esteve presente no desfile em comemoração ao dia da independência
- 08/09/2010 - Diabéticos podem - e devem - praticar exercícios físicos
- 06/09/2010 - Um Médico de família, pelo amor de Deus!
- 06/09/2010 - Adolescentes que dormem pouco podem se tornar obesos
- 06/09/2010 - O câncer pode dar uma lição de vida
- 06/09/2010 - Clima seco: como conviver com ele?
- 06/09/2010 - Qual a melhor atividade física? Especialista tira todas as dúvidas!
- 03/09/2010 - O novo Código de Ética Médica interpretado pelo Judiciário
- 03/09/2010 - Prática de atividade física atenua predisposição genética para obesidade
- 03/09/2010 - Vinícius Nogueira é vice-campeão da Copa Guga Kuerten
- Veja Mais



