Publicado em: 06/12/2011
Peixes ricos em ômega 3 protegem coração das mulheres
Os benefícios da ingestão de ômega 3 para a saúde já foram apontados por diversos estudos. E o mais recente deles acaba de relacionar a substância à redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em mulheres. A pesquisa, elaborada no Centro para Programação Fetal, no Statens Serum Institut de Copenhagen, na Dinamarca, foi publicada o periódico Hypertension: Journal of the American Heart Association. O ômega 3 é um ácido graxo presente, sobretudo, em peixes de águas frias, como atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão.
Esta é a primeira vez que uma pesquisa se volta especificamente para mulheres em idade fértil. O estudo considerou somente o consumo de peixe, e não levou em conta a ingestão de suplementos de ômega 3. Os peixes mais comumente consumidos pelas mulheres analisadas foram: bacalhau, salmão, arenque e cavala.
A pesquisa
Foram entrevistadas, durante oito anos, cerca de 49.000 mulheres de 15 a 49 anos e que tiveram uma gravidez antes dos 30 anos. Elas prestaram aos pesquisadores informações como quanto, com que frequência e quais tipos de peixe comiam, além de aspectos de estilo de vida e histórico familiar. Durante esse período, as mulheres entrevistadas apresentaram 577 eventos cardiovasculares, sendo que foram cinco mortes em decorrência da doença, 328 problemas relacionados à hipertensão, 146 a doenças cerebrovasculares e 103 a doenças isquêmicas do coração.
Ao longo desses oito anos, as mulheres que raramente ou nunca comiam peixe demonstraram 50% mais problemas cardiovasculares do que aquelas que consumiam sempre o alimento e 90% a mais em relação às mulheres que comiam peixes ricos em ômega 3 semanalmente.
"Geralmente, os benefícios do ômega 3 podem não ser evidentes nas mulheres mais jovens, mas nosso estudo mostrou que este não é o caso. Vimos uma forte associação entre a incidência de doenças cardiovasculares e mulheres que ainda estavam na faixa de 30 anos”, diz Marin Strom, principal autor da pesquisa.
Segundo Strom os benefícios podem atingir mesmo as mulheres que comem peixe apenas algumas vezes por mês. Porém, para obter o maior efeito benéfico do alimento, elas devem ter o peixe como a refeição principal pelo menos duas vezes por semana.
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Fish, n-3 Fatty Acids, and Cardiovascular Diseases in Women of Reproductive Age: A Prospective Study in a Large National Cohort
Onde foi divulgada: periódico Hypertension: Journal of the American Heart Association
Quem fez: Marin Strom, Thorhallur Halldorsson, Erik L. Mortensen e Erik L. Mortensen
Instituição: Statens Serum Institut, na Dinamarca
Dados de amostragem: 49.000 mulheres entre 15 e 49 anos
Resultado: Mulheres que nunca comem peixe podem ter 50% ou 90% mais chances de terem problemas cardiovasculares do que aquelas que comem sempre ou que comem peixes ricos em ômega 3 semanalmente
Fonte: Veja
Edição: F.C.
06.12.2011
Comentários
Últimas: Notícias
- 22/05/2012 - Um em cada três adultos sofre hipertensão e um em cada dez é diabético
- 22/05/2012 - Executivos nos EUA tentam retardar envelhecimento com hormônios
- 22/05/2012 - Instinto comanda nossas decisões financeiras, diz pesquisa
- 22/05/2012 - Maioria dos jovens com excesso de peso têm ao menos um fator de risco
- 22/05/2012 - UTI do Hospital Prontomed reafirma excelência com resultados positivos
- 21/05/2012 - Estudantes querem unir medicina com administração
- 21/05/2012 - Consumo humano exigiria `duas Terras´, diz WWF
- 21/05/2012 - Disputas entre sócios aumentam no Brasil
- 21/05/2012 - O imposto da longevidade
- 21/05/2012 - Dieta é melhor que exercício para grávidas acima do peso, diz pesquisa
- Veja Mais
Notícias Relacionadas:
- 22/05/2012 - Maioria dos jovens com excesso de peso têm ao menos um fator de risco
- 15/05/2012 - Cada minuto conta para quem tem um infarto
- 14/05/2012 - Um guia para evitar problemas do coração
- 27/04/2012 - Confira um guia para cuidar do seu coração e reduzir risco cardiovascular
- 26/04/2012 - No dia de combate à pressão alta, veja como adotar hábitos mais saudáveis
- 23/04/2012 - Pesquisa diz que muita gente não associa fumo a doenças cardiovasculares
- 17/04/2012 - Pensamento positivo protege o coração



