Notícias

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 05/07/2011

Malhar de barriga vazia pode gerar perda muscular

Você é daqueles que prefere comer só depois da ida até a academia? Relatório publicado esse ano no “Strength and Conditioning Journal" mostra que você, provavelmente, está fazendo a escolha errada.

Segundo o estudo, o corpo queima praticamente a mesma quantidade de gordura se o praticante se alimenta ou não antes do exercício. Mas quem não come nada antes de malhar pode acabar perdendo musculatura, por estar fazendo esforço em um estado de esgotamento.

Sem o combustível necessário para apoiar o esforço físico, a intensidade da atividade física e a queima global de calorias podem sofrer redução. Uma das pesquisas consideradas no relatório examinou ciclistas quando treinavam depois de comer e quando treinavam em jejum. Quando treinavam sem nada em seus estômagos, aproximadamente 10% das calorias queimadas vinham de proteínas, incluindo perda muscular.

Em outra pesquisa analisada pelo documento, publicada em 2002, cientistas descobriram um benefício adicional de uma refeição pré-malhação: mulheres saudáveis que consumiam 45 gramas de carboidratos antes de seu exercício acabavam comendo menos durante o restante do dia.

Embora os profissionais da atividade física tenham se tornado figuras mais presentes no ambiente da malhação e, nos últimos anos, venham difundindo a conscientização do exercício físico equilibrado, a prática de malhar de barriga vazia ainda pode ser observada. Muitos frequentadores de academia e até mesmo alguns atletas mal informados se esforçam sem nada no estômago, acreditando que dessa maneira irão queimar mais gordura.

Esse equívoco, muito comum na última década, se baseia na crença de que o exercício com o estômago vazio obriga o corpo a buscar combustível nos depósitos de gordura acumulada em vez de correr atrás dos carboidratos mais facilmente disponíveis depois de uma refeição anterior à malhação.

Entretanto, várias pesquisas, como as observadas pelo relatório, mostram que exercitar-se desse jeito não oferece nenhum benefício, podendo, ao invés de melhorar a vida do praticante, tornar-se um hábito extremamente nocivo à sua saúde.

Fonte: Saúde Plena
Edição: C.P
05.07.2011


[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio