Publicado em: 23/08/2010
II Simpósio de Mastologia atualiza e divulga descobertas sobre o câncer de mama
Nos últimos dias 20 e 21 de agosto, foi realizado o II Simpósio de Mastologia, com um valor inestimável para o desenvolvimento das práticas que envolvem o câncer de mama, não só do estado do Piauí, mas do Brasil. Temas atuais e polêmicos tiveram espaço no evento, como o aumento de pedidos de mastectomias, o PET-CT e o linfonodo sentinela. O mais interessante é que grandes profissionais oncológicos tiveram a oportunidade de mostrarem suas mais recentes observações sobre os assuntos, e a mesmo tempo, estudantes de medicina estavam presentes, absorvendo o conhecimento de quem tem muita experiência na área.
O Dr. Ruffo de Freitas Júnior, médico mastologista do Goiás, veio para Teresina especialmente para participar do simpósio. Ele fala sobre a paixão dos profissionais envolvidos em discutir temas tão relevantes, “Em um encotro como esse, nós compartilhamos a empolgação de mostrar nossas últimas experiências, e aprender com as dos outros. É uma oportunidade que ajuda a mudar a perspectiva da medicina no país, e ainda temos a oportunidade de rever os colegas”. Ele garante que levará os aprendizados para a medicina do Goiás.
![]() |
Ano passado, o Dr. Gerson Prado, médico radiologista, escreveu um capítulo de um livro científico sobre o PET-CT (permite que médicos diagnostiquem e identifiquem com mais precisão o câncer), mas viu no II Simpósio de Mastologia uma oportunidade de se atualizar sobre o assunto. “A medicina evolui muito rapidamente. Do ano passado para cá, pode ter mudado alguma coisa sobre o PET-CT. Estou ansioso para descobrir as novidades que envolvem o exame”.
Dezenas de estudantes conferiram a troca de experiências entre os profissionais e pesquisadores que se apresentaram, além dos que foram apenas assistir, mas terminaram contribuindo para o engrandecimento das discussões. Alguns acadêmicos tiveram a oportunidade de expor suas próprias descobertas. Valter Simeão está no oitavo período de medicina na UFPI e aproveitou para detalhar em um painel os achados da pesquisa que realiza, tendo como base a mastologia. Todos saíram ganhando.
Felipe Pereira
23/08/2010
Comentários
Últimas: Notícias
- 08/02/2012 - Falta de fio dental pode causar sangramentos e doenças na gengiva
- 07/02/2012 - EUA aumentam financiamento para pesquisas sobre Alzheimer
- 07/02/2012 - Crianças deixadas de lado durante as brincadeiras são mais sedentárias
- 07/02/2012 - Engeplus se consolida na produção de sistemas de gerenciamento hospitalar
- 07/02/2012 - Bebê que come papinha dada com colher fica mais gordo
- 06/02/2012 - Inteligência para viver mais
- 06/02/2012 - A esperança das editoras de livro
- 06/02/2012 - Vinicius Nogueira é destaque na TV piauiense
- 06/02/2012 - Resolução da Anvisa mantém veto a cigarro com sabor e libera açúcar
- 03/02/2012 - Conheça os riscos e benefícios de alguns pratos típicos do Nordeste
- Veja Mais
Notícias Relacionadas:
- 23/08/2011 - Conheça o currículo dos palestrantes nacionais do Simpósio de Mastologia 2011
- 22/08/2011 - Última semana de inscrições abertas para Simpósio de Mastologia 2011
- 17/08/2011 - Seguem abertas as inscrições para o Simpósio de Mastologia 2011
- 04/08/2011 - Simpósio de Mastologia 2011 aborda questões práticas do cotidiano médico
- 27/07/2011 - Oncomédica abre inscrições para Simpósio de Mastologia 2011
- 22/07/2011 - Oncomédica e Oncocentro lançam terceira edição de Simpósio de Mastologia
- 11/08/2010 - Programação fechada do 2º Simpósio de Mastologia



