Notícias

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 24/01/2011

Falta de vitamina D pode aumentar o risco de pressão alta

A deficiência de vitamina D na menopausa pode aumentar o risco de desenvolvimento de hipertensão sistólica (identificada pelo maior valor numérico verificado durante a aferição de pressão arterial), de acordo com pesquisa desenvolvida pela American Heart Association.

A pesquisa acompanhou 559 mulheres que tinham em média 38 anos em 1992, por meio da medição anual da pressão sanguínea e do nível de vitamina D no corpo. Os grupos foram controlados observando a idade, o uso de medicação para hipertensão e o tabagismo.

Aquelas mulheres em fase pré-menopausa identificadas com uma deficiência em vitamina D no início do estudo tinham, 15 anos depois, três vezes mais propensão a desenvolver a pressão alta sistólica.

“Esse estudo é diferente de outros realizados, por acompanhar os indivíduos durante um longo tempo – o maior registrado até agora – e os resultados mostram que essa deficiência em vitamina D está ligada ao aumento do risco de pressão alta na meia-idade” afirma Flojaune Griffin, da Universidade de Michigan, EUA.

A deficiência em vitamina D entre as mulheres é um problema comum. Alguns pesquisadores indicam como causa a falta de exposição à luz do sol ou dietas restritivas e hábitos alimentares que podem não suprir a necessidade ideal da vitamina. A sintetização dessa vitamina acontece tanto na pele – pela exposição aos raios ultravioleta do sol – quanto pela ingestão diária de alimentos ricos na substância.

Fonte: O que eu tenho?
Edição: F.P.
24/01/2011

[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio