Notícias

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 26/11/2007

Falta cálcio na dieta dos adolescentes

Os jovens trocaram o iogurte pelo refrigerante. E o resultado são ossos mais fracos e quilos a mais na balança. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que 94% das adolescentes não consomem cálcio em quantidade suficiente. O consumo diário médio ficou em 698 mg/dia da substância, quando o ideal é de 1300 mg/dia.

Um adulto precisa de um pouco menos: 1000 mg/dia são suficientes. "A necessidade maior de cálcio na adolescência existe porque o pico de formação da massa óssea ocorre dos dez aos 14 anos de idade", explica a nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua, organizadora da pesquisa, que avaliou cem adolescentes do sexo feminino de 10 a 19 anos, de classes sociais variadas, atendidas pela Casa do Adolescente de Pinheiros, São Paulo.

Elaine Cristina também constatou que 75% destas meninas pulam algumas refeições na esperança de perder alguns quilos. "Elas costumam deixar o café da manhã de lado, o que é um grande erro. Esta refeição oferece boa parte do cálcio que poderíamos obter durante o dia, em alimentos como leite, iogurte e queijo", diz a nutricionista. Em contrapartida, as adolescentes exageravam nas bolachas, no pão francês, na margarina e no queijo amarelo, ricos em gordura. E elegeram o refrigerante como sua bebida predileta. Ele, além de não ajudar, atrapalha na construção de ossos fortes.

"Refrigerantes contêm muito fósforo, uma substância que funciona como uma espécie de solvente para os ossos", explica o reumatologista Rick Adachi, professor da McMaster University em Hamilton, Ontario, no Canadá.

Poucos adolescentes, no entanto, sabem que o cálcio ajuda a garantir a saúde dos ossos no futuro. A estudante Nicole Humberto, 11 anos, 1,40m de altura e 37 quilos, consome bastante leite e derivados porque tem uma tia médica que insiste que ela e seus irmãos tenham uma alimentação balanceada. No entanto, é exceção. Seu colegas Ricardo dos Santos, de 16 anos, e Luana Pereira, de 15, só bebem leite no café da manhã e olhe lá... "Se eles não formam bem os ossos agora, correm um risco muito grande de ter osteoporose depois dos 40 anos de idade", alerta Elaine.

Segundo Adachi, muita gente substituiu o leite pelo refrigerante diet para evitar a obesidade, mas o leite desnatado oferece boas quantidades de cálcio sem pesar na balança. Além disto, existem evidências de que o baixo consumo do cálcio esteja ligado ao aumento de peso. "Segundo algumas pesquisas, o cálcio ajudaria na utilização da energia", diz a nutricionista Larissa Puglia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em obesidade. Leite e derivados são ótimas fontes de cálcio, mas não são as únicas. Alimentos como brócolis, couve-manteiga, sardinha e feijão também contêm boas quantidades do elemento. O ideal, segundo Elaine, é comer um pouco de todos estes alimentos.

No entanto, é preciso saber consumir a substância para que ela seja bem aproveitada pelo corpo. Larissa ensina: leite e derivados devem ser consumidos no café da manhã e nos intervalos das refeições, para que o ferro contido nas carnes, vegetais e leguminosas não atrapalhem sua absorção pelo organismo.

Fonte: Agência Estado
Edição: Clarissa Poty
26.11.2007


[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio