Notícias

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 05/03/2013

Exercitar o cérebro é fundamental pra ter uma boa memória

Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente?

O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos, então exercitá-lo é fundamental para ter uma boa memória.
Tarefas do cotidiano, boa leitura e exercícios físico são atividades que ajudam a manter os neurônios em bom funcionamento. Confira dicas para manter o cérebro afinado.

Ler
O cérebro funciona como um músculo: quando usado, cria mais caminhos alternativos e aí, caso haja problema em uma via, outras ainda funcionam.

Jogar
Valem jogos de qualquer tipo, inclusive fazer palavra cruzada e sudoku.

Socializar
Quando você conversa com o outro, nunca sabe o que o ele vai responder. Estar exposto ao inesperado é uma atividade cerebral fantástica, que obriga a interpretar uma informação e a devolver de acordo.

Investir em alimentação saudável
Uma dieta com menos gordura ajuda a reduzir os riscos de hipertensão e problemas vasculares.

Praticar exercícios físicos
Principalmente as atividades aeróbicas diminuem os riscos de problemas vasculares, que também são causadores de demência.

Não fumar
Pesquisas mostram menor incidência de câncer e doenças vasculares em não-tabagistas.

Executar tarefas do cotidiano
Ir ao banco, fazer compras, cuidar dos netos, dos bisnetos. Atividades corriqueiras também ajudam o cérebro a funcionar.

Assistir TV
Apesar de ser uma atividade muito passiva, acompanhar uma novela, por exemplo, obriga o idoso a fazer conexões, saber o que aconteceu no capítulo anterior para entender o conteúdo exibido.


Fonte: O Globo
Edição: N.S.
05/03/2013

[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio