Publicado em: 12/08/2010
Estudo liga consumo de carne processada ao câncer de bexiga
Comer grandes quantidades de carnes vermelhas processadas, como salsicha, pepperoni e salame, pode aumentar o risco de desenvolver câncer de bexiga, de acordo com um estudo feito pelo National Cancer Institute, em Maryland, nos Estados Unidos. A descoberta envolveu mais de 300 mil participantes e sete anos de análises.
Os participantes tinham entre 50 e 70 anos e foram avaliados em relação à quantidade e frequência de carnes processadas que consumiam ao estilo de vida (tabagismo, sedentarismo) e à condição social. Durante o estudo, foram identificados 854 casos (720 homens e 134 mulheres) de câncer de bexiga.
Os pesquisadores descobriram então que o grande vilão é na verdade o conservante usado nas carnes processadas, os embutidos, em especial o nitrato e o nitrito. Quando as carnes processadas são ingeridas em grandes quantidades e por um longo período de tempo, esses conservantes passam para a urina e podem interferir no tecido da bexiga, ajudando a desenvolver o câncer de bexiga. Os cientistas disseram ainda que nos Estados Unidos, esses dois conservantes estão em 90% das carnes processadas, por isso, o alerta.
No entanto, os pesquisadores ressaltaram que os índices de aparecimento de câncer de bexiga não foram associados ao bacon, hambúrguer, bife e às carnes brancas, como o frango e o peru.
O modo de preparo da carne, se ela é grelhada, frita ou feita no micro-ondas também pode acabar aumentando os riscos do desenvolvimento desse tipo de câncer. Os conservantes ruins para o organismo costumam ficar mais concentrados quando a carne vermelha é fria. No entanto, os pesquisadores afirmaram precisar desenvolver melhor essa relação modo de preparo e aparecimento de câncer de bexiga.
A pesquisadora Amanda J. Cross, uma das coordenadoras do estudo (publicado na edição online da Revista Câncer) afirmou ainda que as pessoas que comiam mais carne vermelha processada eram mais jovens, com menor nível escolar, menos ativos fisicamente e consumiam verduras e frutas em menor quantidade.
Carne vermelha e o câncer
Apesar de esse novo estudo ter se restringido à análise das carnes processadas, um estudo anterior já havia mostrado que consumir qualquer tipo de carne com frequência, até mesmo peixes, porco e frangos (quando fritos), podem elevar o risco de aparecimento do câncer de bexiga.
No entanto, esse estudo, feito pela Universidade do Texas, segue a tendência contrária e mostrou que a carne cozida a altas temperaturas produz substâncias que podem causar câncer. Dos mais de 800 participantes do estudo, aqueles que comiam mais carne vermelha tinham quase 1,5 vezes mais chances de desenvolver câncer na bexiga do que os que consumiam pouca carne.
O Instituto Nacional de Câncer também mostrou que cerca de 60% dos casos de câncer podem ser evitados a partir de hábitos de vida saudáveis. De acordo com os pesquisadores, a melhor estratégia para a prevenção do câncer é aliar um alimentação equilibrada à prática de exercícios físicos regulares e manter o peso controlado. Tais medidas são capazes de prevenir 63% dos casos de câncer de faringe, laringe e boca; 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio (camada que recobre o útero internamente) e 60% dos tumores de esôfago.
Fonte: Minha Vida
Enviada por JC
Edição: F.C.
12.08.2010
Comentários
Últimas: Notícias
- 08/02/2012 - Falta de fio dental pode causar sangramentos e doenças na gengiva
- 07/02/2012 - EUA aumentam financiamento para pesquisas sobre Alzheimer
- 07/02/2012 - Crianças deixadas de lado durante as brincadeiras são mais sedentárias
- 07/02/2012 - Engeplus se consolida na produção de sistemas de gerenciamento hospitalar
- 07/02/2012 - Bebê que come papinha dada com colher fica mais gordo
- 06/02/2012 - Inteligência para viver mais
- 06/02/2012 - A esperança das editoras de livro
- 06/02/2012 - Vinicius Nogueira é destaque na TV piauiense
- 06/02/2012 - Resolução da Anvisa mantém veto a cigarro com sabor e libera açúcar
- 03/02/2012 - Conheça os riscos e benefícios de alguns pratos típicos do Nordeste
- Veja Mais
Notícias Relacionadas:
- 20/12/2011 - Cigarro aumenta riscos de câncer de pele em mulheres
- 14/12/2011 - Uma em cada 4 mulheres com câncer de ovário é fumante ou consome álcool
- 01/12/2011 - Alto nível de açúcar no sangue pode duplicar risco de câncer colorretal
- 28/11/2011 - Como se prevenir dos principais tipos de câncer
- 21/11/2011 - EUA proíbem uso de Avastin contra câncer de mama
- 16/11/2011 - Grávida com câncer usa `escudo´ contra radiação e ganha bebê saudável
- 09/11/2011 - Dieta sem alimento ácido reduz sintoma de refluxo


