Publicado em: 26/11/2007
Estudo comprova que assistir TV muito tempo prejudica realmente às crianças
Um dos transtornos de conduta mais comuns se refere a uma ausência de respeito às normas sociais estabelecidas e desinteresse quanto aos sentimentos alheios, sintomas estes apresentados pelos indivíduos acometidos.
O comportamento anti-social gera dificuldades de convívio coletivo, ações que infringem as leis e restrições no campo de amizades. Além disso, a pessoa doente costuma se expor mais às situações de perigo.
A Academia Americana de Pediatria recomenda que a exposição diária à televisão (TV) seja inferior a uma ou duas horas, para as crianças com idade superior a 2 anos. Da mesma forma, sugere que o quarto de dormir não possua aparelho televisivo.
Investigadores norte americanos, do Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, publicaram uma pesquisa na revista Pediatrics, onde avaliaram o impacto da longa permanência na frente da TV sobre a saúde das crianças.
No estudo foi verificado o percentual de crianças expostas a programas de TV, durante mais de duas horas ao dia, em duas ocasiões: aos 30 – 33 meses de vida e aos 5,5 anos de idade. Os resultados apresentados revelaram que 20% dos participantes da pesquisa, assistiam TV diariamente no tempo acima descrito. Cerca de 41% das crianças possuía aparelho televisivo no quarto de dormir, aos 5,5 anos de idade.
O hábito de ver TV em excesso associou-se diretamente, com maior risco de surgimento de transtornos de conduta, e com menor gama de relações sociais. A presença de aparelho de TV no quarto de dormir relacionou-se com maiores taxas de distúrbios do sono e problemas emocionais.
A exposição excessiva a programas de TV comprovadamente eleva o risco de ocorrência dos transtornos de conduta na infância, bem como traz prejuízos à saúde geral da criança.
Fonte: PEDIATRICS 2007/Bibliomed
Edição: F.C.
26.11.2007
Comentários
Últimas: Notícias
- 21/05/2012 - Estudantes querem unir medicina com administração
- 21/05/2012 - Consumo humano exigiria `duas Terras´, diz WWF
- 21/05/2012 - Disputas entre sócios aumentam no Brasil
- 21/05/2012 - O imposto da longevidade
- 21/05/2012 - Dieta é melhor que exercício para grávidas acima do peso, diz pesquisa
- 18/05/2012 - Vaticano faz acordo com Benetton sobre imagem polêmica do papa
- 18/05/2012 - IV Simpósio de Mastologia está com as inscrições abertas
- 17/05/2012 - A boa negociação não aceita improvisos
- 17/05/2012 - CGU aponta `prejuízos´ de R$ 96,5 milhões nos seis hospitais federais do Rio
- 17/05/2012 - Homens também podem precisar de reposição hormonal
- Veja Mais





