Publicado em: 19/03/2010
Entendendo melhor a odontopediatria
Muitos pais, às vezes sem perceber, provocam nos filhos um terror imenso em relação a consultórios, de qualquer especialidade. Os dentistas, em geral, são os mais temidos, tanto que o estereótipo negativo é carregado mesmo quando os pequeninos se tornam adultos.
Portanto, o ideal é que tanto pais quanto filhos entendam a necessidade de visitar o odontopediatra frequentemente, encarando isto com naturalidade. É importante também que os pais conheçam os procedimentos que precisam ser utilizados para facilitar o atendimento às crianças.
Dentre estes procedimentos, há as técnicas de controle de comportamento baseadas nos princípios de contenção. A odontopediatra Fabíola Serra explica que as técnicas são baseadas em leis de aprendizagem, e são opções muito utilizadas quando a criança apresenta atitude de má adaptação, ou seja, quando chora, grita e não atende às orientações do profissional.
Exemplo de técnica de contenção é a “Mão sobre a boca”. “É utilizada quando a criança adentra ao consultório e se mostra muito agitada. Então, a gente põe a mão sobre a boca, sempre depois de informar e pedir permissão ao responsável, para que ela ouça o procedimento que será realizado”, diz Fabíola Serra.
Geralmente, quando é necessário segurar as mãos do paciente para que ele mesmo não se machuque, são os pais ou responsáveis que fazem isto. “A gente explica para o pai que é uma técnica de contenção, mas para a criança a gente diz que o papai vai dar um abraço. Neste abraço, ele segura as mãos da criança”, acrescenta.
Estas técnicas são muito utilizadas principalmente porque não agridem a criança e ainda atingem o objetivo rapidamente, sem que seja necessário recorrer a técnicas farmacológicas.
Pollyana Rocha
19.03.2010Comentários
Últimas: Notícias
- 03/02/2012 - Conheça os riscos e benefícios de alguns pratos típicos do Nordeste
- 03/02/2012 - Crescer depende de genética, sono, dieta, exercício, gênero e fase da vida
- 03/02/2012 - Cientistas descobrem como o Mal de Alzheimer se espalha
- 03/02/2012 - Dia Mundial do Câncer tem campanha focada nas redes sociais
- 03/02/2012 - Cérebro de viciado e de seus parentes têm alterações similares
- 02/02/2012 - Apreensão de remédios falsos cresce 12 vezes
- 02/02/2012 - Manchetes reproduzem exageros sobre leitura da mente
- 02/02/2012 - Testosterona pode induzir comportamento egoísta
- 02/02/2012 - Pacientes com diabetes tipo 2 podem levar vida normal, desde que emagreçam
- 02/02/2012 - Por que os exercícios físicos beneficiam a saúde
- Veja Mais




