Publicado em: 23/01/2012
Distraído no trabalho? Aperte o ´reset´
P.Você gosta de mergulhar completamente no trabalho mas se distrai com e-mails, internet e outras coisas durante o dia. Por que você perde o foco tão facilmente?
R:As pessoas muitas vezes perdem a concentração quando estão entediadas, mas também quando se envolvem em tarefas desafiadoras, diz Peter Bregman, autor de "18 Minutes: Find Your Focus, Master Distraction, and Get the Right Things Done" [18 minutos: Encontre seu foco, domine a distração e faça as coisas certas]. "Temos uma sensação momentânea de querer escapar do que é difícil ou aborrecido, por isso pulamos fora", ele diz -daí a atração dos e-mails e dos sites de compras na web.
A programação do cérebro também é distraída. A parte do cérebro dedicada à atenção está ligada ao centro emocional do cérebro, segundo Srini Pillay, professor de psiquiatria na Escola de Medicina de Harvard. Qualquer emoção forte pode perturbar sua atenção.
Acrescente a isso a suposta virtude de realizar diversas tarefas no trabalho. Estudos demonstraram que muitas tarefas podem reduzir nossa capacidade de manter a atenção, disse Michael Komie, psicólogo que ensina na Escola de Psicologia Profissional de Chicago. "Sempre há exceções à regra", ele diz, "mas a pesquisa mostra que para um trabalhador médio no local de trabalho fazer diversas tarefas enquanto tenta solucionar um problema complexo é uma estratégia muito ruim."
P. Que estratégias você pode usar para se concentrar no trabalho?
R: O doutor Pillay sugere visualizar um dispositivo de "reset" [religar] no seu cérebro e dizer: "Preciso apertar o botão reset e voltar ao caminho certo". Isso tira o refletor da distração e o coloca em outra direção.
Robert Epstein, um psicólogo pesquisador em San Diego e fundador do Centro de Estudos Comportamentais em Cambridge, sugere respirar fundo.
P. Como você pode programar seu dia para não se distrair facilmente e conseguir terminar as tarefas?
R: Assuma mais controle estruturando seu tempo e se tornando mais consciente de seu comportamento, diz Bregman. Por exemplo, ele costuma programar o alarme de seu telefone para tocar de hora em hora, como um lembrete para se manter na tarefa. Você é mais vulnerável a distrações quando está desconfortável, faminto ou cansado, por isso é importante planejar horário para comer, ir à academia ou dar uma volta.
P. As distrações podem ter um efeito positivo?
R: Agendar distrações como recompensa pela produtividade pode motivar seu cérebro a se manter focado, diz o doutor Pillay. "O cérebro se beneficia significativamente com as pausas", ele diz. "Você pode até voltar e se sentir mais criativo se distrair sua mente por algum tempo."
Fonte: The New York Times
Edição: F.C.
23.01.2012
Comentários
Últimas: Notícias
- 21/05/2012 - Estudantes querem unir medicina com administração
- 21/05/2012 - Consumo humano exigiria `duas Terras´, diz WWF
- 21/05/2012 - Disputas entre sócios aumentam no Brasil
- 21/05/2012 - O imposto da longevidade
- 21/05/2012 - Dieta é melhor que exercício para grávidas acima do peso, diz pesquisa
- 18/05/2012 - Vaticano faz acordo com Benetton sobre imagem polêmica do papa
- 18/05/2012 - IV Simpósio de Mastologia está com as inscrições abertas
- 17/05/2012 - A boa negociação não aceita improvisos
- 17/05/2012 - CGU aponta `prejuízos´ de R$ 96,5 milhões nos seis hospitais federais do Rio
- 17/05/2012 - Homens também podem precisar de reposição hormonal
- Veja Mais
Notícias Relacionadas:
- 21/05/2012 - Disputas entre sócios aumentam no Brasil
- 17/05/2012 - A boa negociação não aceita improvisos
- 15/05/2012 - A eterna luta entre a área de TI e o restante da companhia
- 11/05/2012 - Mentira no currículo é comum, mas pode derrubar até presidente de empresa
- 10/05/2012 - Local de trabalho fica cada vez menos pessoal
- 09/05/2012 - Os novos gestores de mídias sociais
- 09/05/2012 - Empreendedores contam como criaram empresas de sucesso com baixo investimento



