Publicado em: 02/07/2009
Dieta na gestação pode afetar saúde óssea do filho
Os pesquisadores da Universidade de Southampton avaliaram quase 200 gestantes, considerando dois padrões gerais: um da dieta saudável, rica em frutas e hortaliças, iogurte, pão de trigo integral e cereais; e outra, menos saudável, com bastante batatas fritas e assadas, açúcar, pão branco, carne processada, vegetais enlatados e refrigerantes.
A avaliação dos ossos de crianças de nove anos indicou que as mães que aderiram a uma dieta mais saudável durante a gestação, principalmente nos últimos meses de gravidez, tinham filhos com ossos maiores e mais densos. Segundo os autores, essas crianças teriam ossos com 11% mais conteúdo mineral e 8% maior área do que os filhos daquelas com piores dietas.
Mesmo quando as mães eram agrupadas pelo status tabágico (dependendo de quantos cigarros fumam), pelos níveis de vitamina D no organismo e classe social, as diferenças entre as dietas continuaram afetando significativamente os ossos dos pequenos. E essa relação também seria independente das medidas da criança – altura, peso, circunferência do braço e peso ao nascer.
Fonte: Boa Saúde
Edição: Allisson Bacelar
02.07.09
Comentários
Últimas: Notícias
- 03/09/2010 - O novo Código de Ética Médica interpretado pelo Judiciário
- 03/09/2010 - Prática de atividade física atenua predisposição genética para obesidade
- 03/09/2010 - Vinícius Nogueira é vice-campeão da Copa Guga Kuerten
- 02/09/2010 - ´Cartel do oxigênio` é penalizado com multa recorde de 3 bi
- 02/09/2010 - Med Imagem prepara novo laboratório de primeiríssima linha
- 02/09/2010 - Novas gerações são mais conscientes dos malefícios do cigarro
- 02/09/2010 - Dez Estados têm risco muito alto de epidemia de dengue no verão
- 01/09/2010 - Vitamina D pode proteger contra câncer, diabetes e artrite, indica pesquisa
- 01/09/2010 - Evolução é mais comum do que extinção no mundo da mídia
- 01/09/2010 - Multa para quem levar criança fora de cadeirinha começa nesta quarta
- Veja Mais



