Notícias

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 12/01/2011

Consumo de álcool está relacionado à demência

Um estudo realizado nas Universidade de Turku, Universidade de Helsinki e Instituto de Saúde e Previdência Social da Finlândia mostra que o consumo de álcool durante a meia-idade está relacionado ao risco que o indivíduo possui de adquirir demência quando atingir uma idade mais avançada. Pessoas que se abstém de álcool e aquelas que o consomem em excesso correm mais risco de terem suas capacidades cognitivas prejudicadas do que pessoas que bebem moderadamente. O estudo é um dos primeiros a relatar esses resultados.

De acordo com o pesquisador Jyri Virta, da Universidade de Turku, a descoberta é muito significante. ”As mudanças típicas do Alzheimer – o tipo mais comum de demência – começam a aparecer duas ou três décadas antes das manifestações clínicas, portanto a identificação de fatores de risco é imperativa”.

O estudo também analisou os efeitos de diferentes padrões de consumo de álcool. Tomar grandes quantidades de álcool – o equivalente a uma garrafa de vinho - uma vez ao mês é um fator de risco a danos a capacidades cognitivas. Esse padrão dobra o risco da ocorrência desses danos. Desmaios causados pelo consumo excessivo de álcool também aumenta os riscos. Ou seja, não é apenas a quantidade de álcool consumido pela pessoa que vai afetar a forma como os danos acontecem, mas também o padrão desse consumo.

Fonte: Boa Saúde
Edição: F.P.
12/01/2011

[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio