Notícias

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 28/11/2007

Cafezinho bom para a memória

O aroma de um café coado na hora pode ficar na nossa cabeça o dia inteiro. E, segundo um estudo recente, é possível que a bebida faça muito mais pela nossa memória.

Pesquisa publicada na revista médica norte-americana "Neurology" constatou que a cafeína pode retardar a deterioração mental em idosas. O efeito foi observado em mulheres com mais de 65 anos que consumiam mais de três xícaras de café por dia. A substância não teve o mesmo resultado nos homens e os cientistas não souberam dizer o porquê.

A pensionista Vera Coimbra, 86 anos, não passa um dia sem beber, pelo menos, quatro xícaras de cappuccino. E não reclama da memória. "Às vezes, esqueço um telefone, mas não é minha culpa. É porque os amigos estão sempre mudando o número", brinca.

Pesquisadora do café, a nutricionista Rosana Perim Costa, gerente de nutrição do Hospital do Coração (HCor), estende os efeitos benéficos da bebida sobre a memória de pessoas que apresentam doenças degenerativas. "A cafeína age no sistema nervoso central como um estímulo", diz Rosana. Letargia, depressão e doenças coronarianas também seriam combatidas pela substância.

Segundo a nutricionista Sheila Castro Vieira, do Hospital Beneficência Portuguesa de Santo André, a pesquisa publicada na "Neurology" comprova cientificamente efeitos já conhecidos pelos consumidores no dia-a-dia, de uma maneira empírica. "As pessoas sabem que o café ajuda a manter a concentração", exemplifica Sheila.

Mas a bebida não é para todos. Por sua ação estimulante, o café deve ser evitado por quem tem insônia e arritmia cardíaca - ele pode acelerar os batimentos. Pode piorar também problemas gástricos, como úlcera, gastrite e refluxo, uma vez que estimula a produção de ácido clorídrico no estômago.

Fonte: Agência Estado
Edição: Clarissa Poty
28.11.2007


[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio