Notícias

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 06/09/2010

O câncer pode dar uma lição de vida

D. Maria Salvany em momento de descontração, no Projeto Recriar
O brilho no olhar, a dona Maria Salvany Rodrigues nunca perdeu. Aos 67 anos, ela comemora uma (se não for a maior) vitória em sua vida. Há cinco anos, ela luta contra o câncer, e na semana passada recebeu a melhor notícia dos últimos tempos: está totalmente curada. A força de vontade e a paciência foram fundamentais para vencer esta guerra, mas agora, a vitalidade que aflora nas feições dela é de felicidade completa.

Tudo começou em 2005, quando ela foi ao ortopedista para tratar um problema de osteoporose lombar. O médico requisitou um raio-x da coluna. Ao ver o exame, ele viu algo estranho e sugeriu que ela fizesse mais exames e fosse a outros especialistas. Foi quando ela descobriu que tinha um tumor de quase cinco centímetros no fígado. “Sempre achei que o câncer só daria nos outros mais nunca em mim. No momento da descoberta, a gente desmorona, fica triste, mas o primeiro passo é aceitar o tratamento e se conscientizar: eu estou me tratando contra o câncer”, conta D. Maria.

Um mês depois, ela fez uma cirurgia para a retirada do tumor, e em seguida, iniciou as sessões de quimioterapia. Maria explica que “Foram mais de quatro meses de quimio. Como eu tinha infecção intestinal e outros problemas de saúde, vivia internada. Nestes momentos de dor, eu contava com a ajuda da minha família, da equipe médica da Clínica Oncomédica, e sempre que podia, participava do Projeto Recriar, que conta com terapias ocupacionais para os clientes”.

Ela conta que quando a mente está fortalecida, a doença que atinge o corpo não consegue derrubar a pessoa. Foi a forma que ela encontrou de vencer o problema. “A fé que eu tive e tenho em mim, em Deus e nas pessoas, me deu coragem para suportar tudo”.

Hoje, estes cinco anos serviram para mostrar para ela que a vida e a saúde devem ser celebradas todos os dias, e que nem a idade, nem nenhuma doença podem acabar com a vontade de viver, de ser feliz. Ela também conta que a cada dia, deve-se comemorar a vitória de acordar com a possibilidade de ter um mundo para explorar. É um exemplo a ser seguido não apenas por ela, que viveu o problema, mas para todos que saibam da história dela.

 

Felipe Pereira

06/09/2010

[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio