Publicado em: 19/03/2010
Ômega 3 diminui risco de câncer de intestino
A forma pura do ômega 3, a chamada gordura boa encontrada em certos tipos de peixe e óleos de nozes, reduz perigosos pólipos em pessoas propensas a câncer de intestino, informou um estudo publicado nesta quinta-feira.
Cinquenta pacientes foram envolvidos na pesquisa, todos com mutações genéticas que incentivavam o desenvolvimento de pólipos - que crescem no intestino e podem se desenvolver para tumores, tornando necessárias remoções de grandes partes do intestino.
Na pesquisa, 28 pacientes foram aleatoriamente incluídos em um grupo que recebeu uma dose diária de dois gramas de uma nova e altamente pura forma de ômega 3, enquanto o outro grupo, de 27 pessoas, recebeu um placebo.
Após 6 meses, o número de pólipos aumentou em cerca de 10% dos pacientes que tomaram o placebo, mas caiu 12% nos que ingeriam as cápsulas de ômega 3, totalizando uma diferença de mais de 22%.
Além disso, o tamanho dos pólipos aumentou em 17% no grupo placebo, enquanto diminuiu em 12,5% no grupo ômega 3, uma diferença de quase 30%.
Os resultados são similares aos produzidos por uma droga chamada celecoxib, comercializada com o nome de Celebrex, utilizada para inibir pólipos em pacientes geneticamente vulneráveis.
Entretanto, celecoxib produziu efeitos colaterais cardiovasculares em pacientes mais idosos. Já as cápsulas de ômega 3 - também chamado de eicosapentaeonic acid, ou EPA - foram 'muito bem toleradas', disseram os médicos.
A pesquisa foi publicada no site da "Gut", a revista da Associação Médica Britânica (BMA, na sigla em inglês).
Fonte: Folha Online
Edição: P.R
19.03.2010
Comentários
Últimas: Notícias
- 30/07/2010 - Anemia leva a Leucemia?
- 30/07/2010 - Cravos e espinhas? Veja dicas de dermatologista sobre a solução do problema
- 28/07/2010 - Internet pode contribuir para mudanças neurológicas
- 26/07/2010 - Cuidado com as garrafadas
- 23/07/2010 - Índices de Infecções pós-cirúrgicas do Prontomed estão entre os mais baixos
- 21/07/2010 - Pré-Diabetes, você sabe o que é??
- 21/07/2010 - Prontomed entra na justiça contra a Tim. Cobranças indevidas somam mais de 3 mil
- 20/07/2010 - Piauí vive epidemia de traumas causados por acidentes de trânsito
- 20/07/2010 - Relação de candidatas aprovadas na seleção para Agente de Atendimento
- 20/07/2010 - O perigo de alimentar-se de forma errada antes de dormir
- Veja Mais
Notícias Relacionadas:
- 13/07/2010 - Brasileiros sequenciam DNA humano completo
- 23/04/2010 - Remédio para osteoporose reduz em 38% risco de câncer de mama, diz estudo
- 22/04/2010 - Novo estudo vai medir impacto dos celulares na saúde
- 04/03/2010 - Câncer de Próstata: EUA têm novas diretrizes para exames
- 29/12/2009 - Refluxo aumenta chances de câncer no esôfago
- 28/12/2009 - Exercícios físicos previnem envelhecimento das células
- 11/12/2009 - A polêmica da mamografia
