Dicas de Livro

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 13/05/2010

Para Sempre Alice, de Lisa Genova

Para Sempre Alice é um livro que nos faz valorizar ainda mais tudo o que temos e somos. Família, amigos, profissão, gostos, preferências, lembranças... Alice tinha tudo isso até os 50 anos de idade, quando descobriu ser portadora do Mal de Alzheimer em instalação precoce.

A doença degenerativa se manifestou como uma brisa suave. Muitas pessoas nem notariam os sintomas, afinal, quem nunca esqueceu onde colocou o celular? Mas Alice Howland era uma professora de Harvard, Doutora em Psicologia Cognitiva, admirada por ter uma memória afiada, capaz de saber de cor inúmeras referências bibliográficas.

De repente, a mente brilhante de uma pesquisadora já não é segura. Dias antes de diagnosticar a doença, ela não sabe como voltar para casa após a corrida que faz diariamente, o que a faz procurar um médico.

Quando soube do diagnóstico, considerou impossível. Como uma pesquisadora, que trabalha com linguagem e orienta os melhores alunos de Harvard, pode ter uma doença que a fará esquecer dela mesma?

Mas é exatamente isso que acontece. Num dia, Alice está bem. No outro, não consegue entender o que as pessoas falam ao telefone, ou não reconhece o marido e os três filhos que tanto ama.

A doença avança muito mais rápido do que Alice e até o leitor gostariam. Esquecer-se de como chegar ao banheiro de casa ou de como vestir uma peça de roupa é triste e angustiante.

Leia um trecho do livro e sinta o que Alice sente:
“Estou perdendo meus ‘ontens’. Se vocês me perguntassem o que fiz ontem, o que aconteceu, o que vi, senti e ouvi, eu terei muita dificuldade para fornecer detalhes. Talvez acertasse alguns palpites. Sou excelente em palpites. Mas a realidade é que eu não sei. Não me lembro de ontem nem do ontem antes dele.

E não tenho nenhum controle sobre os ‘ontens’ que conservo e os que são apagados. Não há como negociar com esta doença. Não posso oferecer a ela os nomes dos presidentes dos Estados Unidos em troca dos nomes dos meus filhos. Não posso lhe dar os nomes das capitais dos estados e conservar as lembranças de meu marido”.

Em Para Sempre Alice, o fim da história não é feliz, é real. Mas sem deixar de ser maravilhoso, porque Alice continua sendo, até o fim, uma mulher forte, que ama sua família, e aproveita cada lembrança que consegue ter.

Este é o primeiro livro de Lisa Genova, ph.D. em neurociência pela Universidade Harvard. Ela escreve uma coluna virtual para a Associação Nacional de Alzheimer.

Onde encontrar:
Livraria Nova Aliança

Rua Olavo Bilac, 1259, Centro, próximo ao ginásio do Diocesano
Telefones: 3221-6793 / 3222-8399
Horário de Funcionamento:
Seg à Sex – das 6:30h às 19h. Aos sábados das 6:30h às 13h.


P.R
13.05.2010


[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio