Dicas de Livro

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 05/09/2011

A história de nossa capital escrita e desenhada no livro Teresina - Cidade Verde

Não faz muito tempo, quando era repórter da editoria de Cidades de um jornal teresinense, me vi com a incumbência de escrever uma matéria sobre as origens da zona Leste da cidade. Apenas quando recebi o desafio percebi que sabia muito pouco sobre a história de Teresina.

Na escola, os professores se limitaram mencionar a expulsão de Oeiras do posto de capital do Piauí, mas, entre os vários temas eleitos como fundamentais para o vestibular, os detalhes do surgimento e crescimento de Teresina não conseguiram grande destaque nas aulas do ensino médio.

Após muita pesquisa e conversas com professores do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI) consegui solucionar – em parte e com atraso – essa deficiência de formação. Mas fiquei com um questionamento: Por que nossos jovens aprendem tanto sobre a história de outras capitais do país e até do exterior e conhecem tão pouco sobre a história de sua própria cidade?

O livro “Teresina – Cidade Verde” tenta conter esse problema ainda no início da vida escolar. Projeto conjunto das professoras de Geografia Iracilde Moura Fé e Irlane de Abreu e do artista plástico Ribamar Júnior, o livro conta a história da capital piauiense, desde suas origens na Vila do Poti até os tempos atuais, através de textos curtos e grandes ilustrações.

Destaque positivo para a proposta gráfica da publicação, que reúne fotografias, textos e ilustrações coloridas, ajudando a manter a atenção dos pequenos leitores.  A crítica fica direcionada para a linguagem empregada nos textos, que poderia ser um pouco mais acessível ao público infanto-juvenil, mas não desmerece a importância do projeto. Uma boa opção de presente para a criançada acima dos 09 anos.

Livro: Teresina – Cidade Verde
Autores: Iracilde Maria de Moura Fé Lima e Irlane Gonçalves de Abreu
Ilustrações: Ribamar Júnior
Editora: Cortez
Ano: 2009

Onde encontrar:
Livraria Nova Aliança
Rua Olavo Bilac, 1259, Centro, próximo ao ginásio do Diocesano
Telefones: 3221-6793 / 3222-8399
Horário de Funcionamento:
Seg à Sex – das 6:30h às 19h. Aos sábados das 6:30h às 13h.

C.P
05.09.2011

[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio