Qualidade de Vida

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Publicado em: 25/02/2014

Saiba quais os alimentos bons e ruins para a saúde do coração

Fazer atividade física regularmente é uma das maneiras de manter o coração saudável, já que exercita o músculo cardíaco, ajuda na perda de peso e melhora a pressão arterial. Porém, o exercício isolado ainda não é suficiente na prevenção de problemas e, por isso, é fundamental ainda ter uma alimentação balanceada, evitar excessos e fazer escolhas certas de alimentos, de acordo com os cardiologistas Roberto Kalil e Daniel Magnoni.

Um dos principais alimentos amigos do coração é o peixe - entre opções, como costelinha de porco, bife e peito de frango, o peixe é a melhor opção já que tem pouca gordura saturada e ainda tem gorduras boas, como o ômega 3, que fazem bem à saúde cardíaca. Uma opção é a sardinha, bastante usada na culinária espanhola. Ao prepará-la, são utilizados ingredientes como tomate e azeite, que também são bons, como explicou o cardiologista Daniel Magnoni.

O tomate faz bem ao coração porque tem licopeno, antioxidante que ajuda a limpar as artérias e bloquear os radicais livres, além de fibras, que reduzem o colesterol e ainda ajudam a prevenir o câncer porque melhoram o funcionamento do intestino. Já o azeite é um óleo rico em gordura monoinsaturada, importante para diminuir o colesterol ruim e o total.

Outro alimento rico em gordura monoinsaturada é a castanha do Pará, que também tem selênio, outro antioxidante. Há ainda a uva, rica em flavonoides, substâncias antioxidantes que ajudam na redução do colesterol total e ruim – no entanto, esses benefícios estão na casca da uva e, por isso, é fundamental não retirá-la.

A casca da uva também tem fibras, mas vale ressaltar que existem dois tipos – as solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são as que fazem bem ao coração porque diminuem a absorção de glicose e colesterol no intestino, reduzindo a glicemia e as gorduras no sangue. Já as insolúveis atuam na prevenção do câncer porque melhoram o trânsito intestinal. Entre os alimentos com mais fibras solúveis, estão a maçã, pera, cenoura e escarola.

Outras substâncias importantes para melhorar o intestino e diminuir a absorção do colesterol e da glicose são os probióticos, bactérias do bem que regeneram a mucosa intestinal. Já os fitoesterois também são nutrientes importantes porque diminuem a absorção da gordura no intestino.

Todos esses alimentos fazem bem ao coração, mas existem também aqueles que fazem mal, como os ricos em gordura saturada. Essa gordura aumenta o risco de aterosclerose porque aumenta o colesterol ruim no sangue e deposita gordura nas artérias. Por isso, alimentos como banhas, manteigas, carnes gordas e leites integrais, por exemplo, devem ser evitados.

O sal em excesso também é um vilão da saúde cardíaca porque eleva a pressão arterial, endurece as artérias e prejudica a função renal, aumentando as chances de infarto e derrame, como alertou o cardiologista Roberto Kalil.
Da mesma maneira, o açúcar em excesso também é ruim porque leva à obesidade, aumentando o risco de diabetes e lesão nas artérias.

Uma das maneiras de evitar o excesso de sal é optar pela mistura de ervas e temperos, como sugere a nutricionista Elaine Moreira. Ela alerta, no entanto, que é fundamental colocar só um pouco nas receitas para o sabor não ficar muito marcante.

Rampa ou escada?

Além da alimentação saudável, a atividade física também é importante para manter o coração saudável. Pequenas atividades do dia a dia, como subir uma rampa ou uma escada, por exemplo, já podem ajudar.

A escada exige muito mais dos músculos e trabalha muito mais o corpo, queimando mais calorias.

O cardiologista Roberto Kalil alerta, no entanto, que seja subindo uma rampa ou uma escada, o importante mesmo é fazer atividade física, como prevenção e tratamento de problemas do coração. Porém, quem tem alguma doença deve começar a se exercitar sempre com acompanhamento médico.

Fonte: Bem-estar
Edição: A.N.




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